quinta-feira, 5 março 2026
ESTADO DE DEBILIDADE

Idoso é encontrado abandonado no bairro Santa Eulália, em Limeira; vizinha relata solidão

O homem de 72 anos foi encontrado deitado no chão de sua residência, sem conseguir se locomover
Por
Nathalia Tetzner
A ocorrência mobilizou a assistência social, a Romu, a GCM e o Samu. Foto: Wagner Morente

Um idoso de 72 anos foi encontrado em situação de abandono em uma residência no bairro Santa Eulália, em Limeira. Na manhã de quinta-feira (5), equipes da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Assistência Social atenderam a uma suspeita de que o homem estava na casa sem condições de se locomover.

Os guardas municipais Cazão e Cândido relataram que ele não respondia aos chamados da assistente social e de vizinhos. “Ele não respondia aos chamados da assistente social e vizinhos. Ele foi encontrado em uma situação bem complicada, caído ao solo e debilitado”, afirmaram os agentes.

Sumiço de meses
Imagens mostram o idoso muito magro e com dificuldades para falar. Vizinhos relataram que ele mora na residência há cerca de sete meses e que não era mais visto saindo do imóvel havia dois meses.

Moradores disseram que costumavam deixar comida para ele e que a suspeita aumentou quando uma marmita permaneceu intacta por mais de um dia. A vizinha Maria Aparecida Beraldo relatou que não viu familiares visitando o idoso. “Percebemos que, há uns dois meses, ele parou de sair na rua. Eu percebi a fraqueza quando tentei chamar ele de fora da residência. Nunca vimos parentes visitarem ele”, disse.

Saúde em risco e encaminhamento
O SAMU foi acionado e prestou os primeiros atendimentos. De acordo com os socorristas, a vítima apresentava glicemia extremamente baixa, desidratação, falta de estímulos e um quadro de grande debilidade.

Segundo os socorristas, a taxa de glicemia estava tão baixa que o aparelho inicialmente não conseguiu realizar a medição. Ainda conforme o atendimento, a residência estava em condições precárias, sem alimentos e em total abandono.

O homem foi socorrido e encaminhado para a UPA do Abílio Pedro. Até o momento, ninguém soube informar o paradeiro dos familiares, e as crianças e adolescentes não foram citados na ocorrência.

Providências e legislação
O idoso é protegido no Brasil pelo Estatuto da Pessoa Idosa, que estabelece como crime a omissão de assistência e o abandono. A pena pode variar de 2 a 5 anos de reclusão.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também