
São Paulo formou 1.825 novos soldados da Polícia Militar nesta semana. Parte desse contingente deve reforçar o policiamento em Campinas, Piracicaba e outras cidades do interior nos próximos dias.
Apesar de a Secretaria de Segurança Pública ainda não ter confirmado quantos policiais militares serão destinados ao interior paulista, a expectativa é de que as regiões de Campinas e Piracicaba recebam parte dos recém-formados. A maior parte dos 1.825 novos soldados, no entanto, permanecerá na capital e na região metropolitana — aproximadamente 1.400 deles.

Do total de formandos, 183 soldados seguirão para um curso de formação específica para integrar o Corpo de Bombeiros.
A formação ocorreu na Escola de Soldados da Polícia Militar e teve duração de um ano. Durante o curso, os policiais passaram por uma preparação ampla, que abrange conteúdos teóricos, práticos e éticos. A capacitação incluiu disciplinas como direitos humanos, criminalística, tiro defensivo, defesa pessoal, inteligência policial, psicologia, medicina legal e doutrina de polícia comunitária, entre outras.
De acordo com o Governo do Estado, mais de 20 mil policiais serão contratados até o final de 2026, como parte da estratégia de combate ao déficit no efetivo e aumento da presença das forças de segurança em todo o estado. Desde o início da atual gestão, em 2023, já foram incorporados mais de 11 mil agentes, sendo cerca de 7,3 mil policiais militares.