A jovem Rayana Raissa Albuquerque de Matos, de 21 anos, foi morta com um disparo de pistola calibre .40 na cabeça na madrugada de terça-feira (16), dentro do banheiro de uma residência no Jardim Terras de Santo Antônio, em Hortolândia.
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, mas a vítima morreu ainda no local.
O principal suspeito do crime é o companheiro da jovem, Ellyton Matheus Silva Santos, de 19 anos, que não havia sido localizado até a última atualização desta reportagem e é considerado foragido. Segundo as informações iniciais, ele teria deixado o local instantes após o disparo, fugindo em uma motocicleta com outro homem e levando a arma utilizada.
Rayana e o companheiro estariam morando há cerca de duas semanas na residência do suspeito. O casal tem uma criança de dois meses.

Investigação e apuração do caso
A PM (Polícia Militar) atendeu a ocorrência, mas informou que não poderia detalhar as circunstâncias do crime. O corpo da jovem foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para exame necroscópico. A Polícia Civil trata o caso, de forma preliminar, como feminicídio.
A titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Hortolândia, delegada Alline Vicentim, confirmou a instauração de inquérito policial para apuração do “possível crime de feminicídio” contra Rayana Raissa.
Segundo a delegada, “as investigações estão em andamento com prioridade, visando ao completo esclarecimento da dinâmica dos fatos e da motivação delitiva”. Ela também confirmou que “o suposto autor do crime, Ellyton Matheus Silva Santos, era companheiro da vítima e encontra-se foragido”. Novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço das apurações.
Outro homicídio entre companheiros neste mês
Este foi o segundo crime fatal envolvendo casais registrado neste mês em Hortolândia. Na sexta-feira (12) à noite, um homem de 27 anos foi preso em flagrante por homicídio na Estrada Municipal Antônio Nazareno Gomes, no Jardim Nova Europa.
De acordo com testemunhas, o autor e a vítima, um homem de 40 anos que era seu companheiro, discutiram antes do crime. Durante o desentendimento, o suspeito desferiu golpes de faca contra a vítima.
O homem ferido foi socorrido e encaminhado ao Hospital Municipal Mário Covas, onde recebeu atendimento emergencial, mas não resistiu aos ferimentos. O autor confessou o crime e permaneceu preso após o registro da ocorrência na delegacia.
Feminicídios registrados em 2025
Além deste caso, Hortolândia já havia registrado outros dois feminicídios consumados em 2025. No dia 7 de julho, Thamiris Cristina Fumo, manicure de 29 anos, foi baleada pelo ex-companheiro, de 31 anos, no Jardim Amanda. O autor se suicidou em seguida, e a vítima morreu nove dias depois.
Em outro caso de grande repercussão, a adolescente Nicolly Fernanda Pogere, de 15 anos, desapareceu no dia 14 de julho. O corpo foi localizado quatro dias depois, esquartejado, às margens da lagoa do Jardim Amanda. Dois adolescentes, de 17 e 14 anos, foram apreendidos pelo crime no Paraná.
Em situações de risco envolvendo mulheres e meninas, a orientação é acionar a PM (Polícia Militar) pelo telefone 190 ou a Central de Atendimento à Mulher pelo 180. Os serviços funcionam 24 horas.





