A Justiça de Santa Bárbara d’Oeste marcou para o dia 25 de outubro o júri popular de Lucas dos Santos Martins. O réu é acusado de um crime brutal: o homicídio de Gederson Mosquim, de 44 anos, morto com uma facada no pescoço. O julgamento está previsto para começar às 10h da manhã, no Fórum da cidade.
Assassinato
O crime aconteceu na madrugada do dia 12 de julho de 2024, em uma praça no Jardim Esmeralda. A investigação aponta que Gederson foi atingido enquanto descia a Rua Guaratinguetá, após sair de um bar próximo.
Câmeras
Imagens de câmeras de segurança instaladas nas imediações foram cruciais para a investigação. Os vídeos flagraram o acusado correndo com uma faca suja de sangue nas mãos logo após o crime.
Apesar de uma testemunha ter inicialmente relatado que o corpo da vítima teria sido “jogado” por ocupantes de um veículo não identificado, a apuração da polícia e de nossa reportagem junto aos vizinhos indicou que Gederson foi esfaqueado na rua. Guardas municipais foram chamados e, ao chegarem à praça, acionaram a ambulância, mas o enfermeiro apenas pôde constatar o óbito.

Prisão
Os investigadores barbarenses, em conjunto com policiais civis do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa) de São Paulo, Lucas dos Santos Martins foi localizado e preso no distrito de Parelheiros. Desde então, ele permanece detido em uma penitenciária da região, aguardando o julgamento.
A reportagem tentou contato com a defesa do réu, mas não conseguiu localizar o advogado do réu.