
Uma operação contra o tráfico internacional de drogas é realizada desde a manhã desta terça-feira (20) em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Limeira e Piracicaba.
A ação é coordenada pela PM (Polícia Militar), por meio do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior-9) e do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), em conjunto com a Polícia Federal.
Origem da operação
Segundo as forças de segurança, a operação é um desdobramento de uma prisão realizada em janeiro de 2025 pelo 10º Baep, em Limeira, quando 15 bolivianos foram detidos por tráfico internacional de drogas.
Na ocasião, foi identificado um esquema em que imigrantes recebiam cerca de R$ 2 mil para engolir cápsulas de cocaína e transportá-las em viagens clandestinas. Um dos presos teria ingerido mais de 120 cápsulas da droga.
Investigações
As investigações ficaram a cargo da Polícia Federal, com apoio do setor de inteligência e do efetivo operacional do 10º Baep. O objetivo da ofensiva desta terça-feira é atingir núcleos ligados ao crime organizado, com foco na repressão ao tráfico internacional de drogas.
Durante a operação, estão sendo cumpridos mandados de prisão e mandados de busca e apreensão em endereços relacionados aos investigados. A ação segue em andamento e novas informações devem ser divulgadas ao longo do dia.





