
Policiais militares do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais) apreenderam em Sumaré, na terça-feira (16), um adolescente de 15 anos que havia fugido de uma unidade da Fundação Casa. Ele portava um simulacro e, com ele, havia ameaçado a irmã e a avó – que não sabiam que se tratava de uma arma de brinquedo, idêntica a uma pistola real.
A ação policial aconteceu por volta do meio-dia, em um endereço na Rua da Saúde, no Jardim Picerno. A equipe fazia patrulhamento de rotina pela região do Picerno quando recebeu informações da Sala de Operações do 10º Baep de que, no dia anterior, o adolescente havia estado em casa portando uma arma de fogo. Foi nesta ocasião que ele teria ameaçado sua irmã e sua avó.
Busca pelo adolescente
Os policiais militares foram até o endereço da família, onde a irmã do adolescente confirmou as ameaças. Ela informou ainda aos PMs que o garoto costuma permanecer a maior parte do tempo andando pelo próprio Picerno. Diante destas novas informações, a equipe realizou um patrulhamento pelas redondezas em busca do adolescente, conseguindo encontrá-lo nas proximidades da residência da família.
Já durante a abordagem, os policiais realmente localizaram com o menor um simulacro de pistola, que estava embrulhado em sua camiseta.
Decisão de não retornar à instituição
Questionado sobre a reclamação de que teria ameaçado a irmã e a avó, o adolescente confirmou que havia saído da Fundação Casa para visitar seus familiares, mas decidiu não retornar para a instituição de medidas socioeducativas para menores infratores. Em consulta aos sistemas de segurança pública, os policiais militares confirmaram então que havia de fato um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Criança e do Adolescente contra o menor.
Condução à delegacia
Diante dos fatos e das informações, o adolescente foi conduzido, juntamente com a arma falsa, ao 2º DP (Distrito Policial) de Sumaré, onde permaneceu apreendido, à disposição da Justiça. Ele deveria ser conduzido de volta para a Fundação Casa.





