sexta-feira, 9 janeiro 2026
FLAGRANTE

Motorista usa placa falsa para furar fila em fábrica e acaba detido em Santa Bárbara

Condutor afirmou que trocava a identificação para furar bloqueio de 48 horas para carregamento de pisos
Por
Cristiani Azanha

Um motorista de 29 anos foi detido na noite desta quarta-feira (7), acusado de adulteração de sinal identificador de veículo, na Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), na altura do km 13, na zona rural de Santa Bárbara d’Oeste. A abordagem foi feita por uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Capivari.

Segundo o boletim de ocorrência, os agentes patrulhavam as proximidades da Usina Bom Retiro quando avistaram um caminhão transitando sem a placa traseira. A equipe iniciou o acompanhamento e conseguiu interceptar o veículo após cerca de um quilômetro.

Durante a fiscalização, os guardas constataram que a placa dianteira pertencia a outro veículo. As placas originais do caminhão foram encontradas guardadas na cabine pelo condutor.

Caso ocorreu na noite desta quarta-feira (7), na divisa entre Santa Bárbara d’Oeste e Capivari

“Alta demanda” e regras de fábrica
Aos agentes, o motorista relatou ser proprietário de uma empresa de pisos e justificou a irregularidade alegando “alta demanda de trabalho”. Segundo a versão apresentada pelo condutor, diversas fábricas de cerâmica na região de Cordeirópolis e Santa Gertrudes possuem uma política que proíbe o retorno do mesmo caminhão para carregamento em um intervalo menor que 48 horas. Para burlar o sistema da portaria e conseguir realizar mais viagens, ele utilizava placas de outros veículos.

O passageiro do caminhão confirmou que a placa falsa utilizada na dianteira pertencia ao seu próprio veículo particular. Embora a justificativa principal tenha sido a logística das fábricas, a dupla chegou a admitir informalmente que a prática também servia para ludibriar a fiscalização eletrônica (radares) e evitar multas.

Apreensão
A dupla vinha do Espírito Santo e tinha como destino Cordeirópolis. O caminhão estava com a documentação administrativa em dia, mas foi apreendido e recolhido ao pátio devido à adulteração. As placas originais e a falsa foram confiscadas pela Polícia Civil (PC).

O caso foi registrado no Plantão Policial e será investigado. Como os documentos dos envolvidos são de outro estado, não foi possível a verificação imediata de antecedentes criminais nas respectivas origens.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também