sexta-feira, 20 fevereiro 2026
APURAÇÃO

Munições são encontradas escondidas dentro do CDP de Americana

Revista geral foi realizada na unidade após detento localizar coldre com balas de calibres 38 e .22 na sala de pertences; Polícia Civil investiga o caso
Por
Cristiani Azanha
Nova fiscalização foi feita na unidade. Foto: Reprodução/SindPenal

A rotina no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana foi alterada nesta quinta-feira (19) para a realização de uma revista geral.

A inspeção foi determinada após uma falha de segurança registrada na sexta-feira (13), quando coldres, bolsas e munições de arma de fogo foram encontrados em uma sala onde ficam guardados os pertences dos detentos.

O caso é acompanhado pelo Sindipenal (Sindicato dos Policiais Penais do Estado de São Paulo). O presidente da entidade, Antonio Pereira Ramos, informou que o material foi localizado de forma inusitada e afirmou que as munições não pertencem ao armamento utilizado pelos policiais penais da unidade.

“Esse material foi encontrado por um próprio preso dentro da sala de pertences. Localizaram um coldre com cerca de vinte munições, incluindo calibres 38 e 22. É importante destacar que essas munições não fazem parte do armamento padrão utilizado pelos policiais penais aqui do estado”, declarou. Segundo ele, a direção do CDP instaurou sindicância interna e os envolvidos estão sendo ouvidos.

Investigação em andamento
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou que o material apreendido foi recolhido e encaminhado ao 2º Distrito Policial de Americana. A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar como as munições entraram na unidade e identificar os responsáveis.

Paralelamente, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e a Polícia Penal registraram boletim de ocorrência e abriram Procedimento de Apuração Preliminar para verificar eventuais responsabilidades administrativas.

Clima na unidade
Apesar do episódio, o CDP segue operando normalmente. De acordo com o sindicato, a revista geral realizada nesta quinta-feira ocorreu de forma pacífica, sem registro de feridos ou tumultos entre os detentos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também