Uma operação da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana, vinculada ao Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior 9), resultou na prisão de quatro homens suspeitos de receptação, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor, na quinta-feira (19).
A ação foi realizada em conjunto com a Guarda Municipal e começou após um alerta da Central de Monitoramento indicar movimentação incompatível da placa de um automóvel, identificada em duas cidades diferentes em curto intervalo de tempo.
Veículo com placas irregulares
Com base nas informações, as equipes localizaram um Fiat Uno branco sendo transportado por um caminhão-guincho na Avenida Centurião Boer. Durante a abordagem, os policiais identificaram sinais de adulteração e confirmaram que o número do chassi não correspondia à placa exibida.

Segundo a DIG, o automóvel possui registro de estelionato, conforme boletim de ocorrência registrado no 42º Distrito Policial da Capital, em 2025. No caminhão-guincho, os agentes encontraram ainda uma serra de corte, ferramenta frequentemente utilizada em desmanches clandestinos.
Suspeitos atuavam como intermediadores
Além do veículo transportado, um GM Meriva que acompanhava o deslocamento também foi abordado. Dois ocupantes se identificaram como intermediadores da negociação do carro. No interior do veículo, os investigadores apreenderam um módulo veicular, equipamento associado a práticas de adulteração.
Grupo foi autuado na delegacia
Ao todo, foram detidos o motorista do guincho, um acompanhante e os dois supostos intermediários, com idades entre 34 e 53 anos. O grupo foi encaminhado à sede da DIG, onde foi autuado pelos crimes de receptação, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.





