terça-feira, 14 outubro 2025
INVESTIGAÇÃO

Operação da PF contra tráfico e lavagem de dinheiro tem alvo em Campinas; grupo teria movimentado R$ 35 milhões

Mandado foi cumprido na cidade durante a Operação Cifra Oculta, que mira organização criminosa com atuação interestadual
Por
João Victor Viana

A Polícia Federal cumpriu um mandado em Campinas nesta terça-feira (14) na Operação Cifra Oculta, realizada com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro.

Coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (Ficco/PI), a ação também teve como foco o município de Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo. A Polícia Militar, por meio do 1º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), apoiou o cumprimento do mandado de busca e apreensão em Campinas.

Ação foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (Ficco/PI). Foto: Polícia Federal

18 mandados de busca e apreensão
Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão. Além das duas cidades paulistas, outras cinco localidades em diferentes estados fizeram parte da operação: Parnaíba, Luís Correia e Teresina, no Piauí; Timon, no Maranhão; e Fortaleza, no Ceará. As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Teresina.

As investigações apontam que o grupo mantinha estrutura em diversos estados, com núcleos dedicados à aquisição e transporte de drogas, lavagem de capitais e distribuição de entorpecentes. O esquema teria movimentado mais de R$ 35 milhões por meio de empresas de fachada e “laranjas”.

Investigação segue em andamento
Segundo a Polícia Federal, durante a operação foram apreendidos documentos, valores em dinheiro e mídias eletrônicas que auxiliarão na comprovação do funcionamento e do fluxo financeiro da organização criminosa. Os investigados poderão responder por organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também