quinta-feira, 28 agosto 2025
OPERAÇÃO TRAMESA

Operação da PF desarticula esquema de tráfico internacional de drogas via Viracopos

Foram cumpridos mandados em duas cidades do Mato Grosso do Sul
Por
Guilherme Pierangeli

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (8) uma operação para desmantelar uma organização criminosa envolvida com o tráfico internacional de drogas que utilizava voos comerciais com chegada no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas.

Foram expedidos pela Justiça quatro mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão para cidades do Mato Grosso do Sul: três prisões e quatro buscas em Corumbá, e uma prisão e duas buscas na capital do estado, Campo Grande.

Também foi autorizado o bloqueio de bens dos envolvidos e o uso de tornozeleiras eletrônicas para investigados que não tiveram prisão decretada.

Investigação teve início após drogas serem encontradas em malas no Aeroporto de Viracopos | Foto: Divulgação/PF

Investigação teve início com abordagem rodoviária

As investigações tiveram como ponto de partida uma abordagem feita por policiais rodoviários em Jaú (SP). Um ônibus que vinha de Campo Grande (MS) e seguia para o Rio de Janeiro (RJ) foi parado, e durante a inspeção foi constatado que uma passageira estava com duas etiquetas de bagagens de um voo da Azul que partiu de Corumbá (MS) com destino a Viracopos, em 24 de março de 2024. Ela informou aos policias que havia abandonado as malas em Campinas, mas sem informar o motivo.

As investigações da PF constataram que as bagagens, ao serem inspecionadas, continham 26 quilos de maconha e 2 quilos de cocaína. 

A partir desse material, foi identificada uma associação criminosa especializada em ocultar entorpecentes em compartimentos disfarçados e utilizar rotas aéreas entre a Bolívia e o Brasil para o transporte da droga.

Estrutura criminosa e uso de tecnologia

Durante a apuração, a PF identificou que o grupo utilizava contas bancárias e ferramentas digitais, como chaves PIX e cartões em nome de terceiros, para movimentar valores e disfarçar operações financeiras. Aplicativos de mensagens cifradas também foram usados para dificultar a atuação das autoridades.

Apreensões

O material apreendido será periciado na Delegacia da Polícia Federal em Campinas. Os suspeitos devem responder pelos crimes de tráfico internacional e associação para o tráfico, cujas penas podem ultrapassar 35 anos de reclusão.

Operaçao Tramesa

O nome da operação, “Tramesa”, é uma junção da palavra latina trames (atalho, rota) com “mesa”, fazendo alusão à rede logística estruturada para o envio das drogas até o aeroporto de Campinas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também