
Nesta terça-feira (26), uma operação conjunta foi realizada em Paulínia para fiscalizar estabelecimentos de comércio de sucatas. A ação teve como foco identificar cabos de cobre oriundos de furtos ou roubos, especialmente os pertencentes a empresas de telecomunicações.
Trabalho conjunto
O trabalho foi conduzido a partir de estudos do Centro de Inteligência Metropolitana (CIM) e contou com a participação da Guarda Civil de Paulínia, Guarda Municipal de Campinas, Polícia Civil e representantes técnicos das empresas Vivo e Claro.
Em Paulínia, as equipes foram divididas em grupos para vistoriar pontos nos bairros Alto de Pinheiros, Parque das Árvores, Vila Nunes e Bonfim. Técnicos das operadoras auxiliaram as equipes na identificação de materiais, como cabos, fios e baterias, que poderiam indicar origem ilícita.
Ao final da fiscalização, não foram encontrados indícios de receptação em Paulínia e Hortolândia. Apesar disso, a ação teve caráter preventivo e educativo, reforçando junto aos comerciantes que a compra e venda de cabos furtados é crime e pode gerar responsabilização legal.
Campinas
Em Campinas, os agentes apreenderam 57 hastes de alumínio, material usado em emendas de cabos telefônicos. Uma pessoa foi detida e conduzida à 2ª Delegacia Seccional de Polícia por suspeita de receptação.
Segundo as autoridades, operações semelhantes podem ser realizadas a qualquer momento.