
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana deflagrou na manhã de quarta-feira (5) a Operação “Octano”, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos suspeitos de armazenar e comercializar combustíveis de forma irregular.
Durante a ação, por volta das 11h, um homem de 40 anos foi preso em flagrante em um comércio localizado nas Chácaras Reunidas Anhanguera, no limite entre Sumaré e Nova Odessa.
Denúncia indicava risco de explosão
A operação foi iniciada após uma denúncia ao Disque Denúncia, que relatava possível adulteração e armazenamento irregular de óleo diesel no local. O informante também alertou para a presença de um tanque subterrâneo instalado sem autorização de órgãos ambientais e em condições precárias de segurança, com risco de explosão.
Os policiais foram até o endereço e foram recebidos pelo proprietário, que apresentou a documentação do estabelecimento. Segundo a Polícia Civil, a perícia foi acionada e constatou que, embora as instalações do tanque estivessem em condições adequadas, o local não possuía autorização da Cetesb, ANP ou Inmetro para armazenar combustível.

Prisão e fiança
Diante da irregularidade, o responsável foi levado à sede da DIG de Americana, onde o delegado determinou a prisão em flagrante com base no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/1998). Foi arbitrada fiança de R$ 2 mil, posteriormente paga, e o homem responderá ao inquérito em liberdade.
O volume total de combustível encontrado no tanque não havia sido divulgado até o momento da publicação da reportagem.





