
A “Operação Sossego” deflagrada ao longo do feriado prolongado da Consciência Negra pela Polícia Militar de Sumaré, entre quarta-feira (19) e domingo (23), terminou com 16 comércios autuados e fechados por irregularidades, 7 notificações por desrespeito a alvarás e 5 bicicletas motorizadas recolhidas.
O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura.
O objetivo da ação intensificada de fiscalização e patrulhamento dirigido a locais de aglomeração era exatamente coibir os “pancadões”, “fluxos”, situações de desrespeito às normas de convivência e alvarás e casos de perturbação do sossego em geral.
Ao longo das cinco noites, equipes da Polícia Municipal percorreram diversas regiões de Sumaré, “atuando de forma preventiva e também repressiva quando necessário” nos chamados “pontos estratégicos”.
Durante as blitzes, os guardas municipais realizaram abordagens, verificações de veículos e o monitoramento preventivo.
A corporação também possui em seus quadros 35 profissionais que também são habilitados como agentes de fiscalização de posturas.
Foram estes profissionais que notificaram e autuaram os 16 estabelecimentos que faziam uso de som sem autorização expressa, promoviam o fechamento das vias públicas ou que ultrapassavam os horários de funcionamento estabelecidos em seus alvarás.

Bicicletas motorizadas apreendidas
Na sexta-feira (21), a novidade foi a realização paralela da Operação “Bike Feroz”. Neste dia, a Polícia Municipal realizou também blitzes de fiscalização de bicicletas motorizadas, muitas vezes adaptadas de forma amadora, que representam riscos no trânsito.
Isto porque, apesar de sua estrutura simples, elas devem seguir as normas de circulação, incluindo uso de equipamentos obrigatórios, respeito aos limites de velocidade e ausência de modificações que provoquem barulho excessivo.
Em nota, a gestão sumareense explicou que “em algumas ocorrências, o ruído gerado por essas adaptações causava incômodo aos moradores, o que motivou ações de recolhimento”.
No total, cinco ciclomotores deste tipo foram recolhidos para o Pátio Municipal, no âmbito da Operação “Bike Feroz”, sendo uma na Vila Flora e cinco na região do Matão.
Prefeito e secretário aprovam
O prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) reforçou que o município seguirá atento ao combate a práticas que prejudiquem a qualidade de vida da comunidade.
“Temos investido continuamente na segurança pública e na ampliação das ações preventivas. A ‘Operação Sossego’ demonstra a seriedade do nosso trabalho para manter a cidade mais tranquila, garantindo respeito aos moradores e protegendo nosso espaço urbano”, destacou.
Secretário municipal de Segurança, Jeverson Eclair Soares destacou o empenho das equipes ao longo dos cinco dias de operação.
“A ‘Operação Sossego’ cumpriu seu papel de preservar a ordem e garantir tranquilidade às famílias. Atuamos de maneira firme, priorizando pontos críticos e adotando medidas necessárias para coibir abusos. O resultado é reflexo de um trabalho conjunto e comprometido com a segurança da nossa população”, afirmou.
A “Operação Sossego” pode ser retomada a qualquer momento pela Polícia Municipal, com novas fases ao longo do ano “sempre que necessário”, completou a Prefeitura de Sumaré.





