quarta-feira, 6 agosto 2025
OPERAÇÃO VINEALIS

PF cumpre mandados em Campinas e Cosmópolis em operação contra tráfico internacional de drogas

Operação da PF cumpriu mandados de busca e apreensão na região
Por
Felipe Gomes

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em Campinas e Cosmópolis, na manhã desta quarta-feira (6) durante a Operação Vinealis, cujo objetivo é desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e outros crimes relacionados.

Na região

Foram dois alvos na região da delegacia da Polícia Federal em Campinas: em Cosmópolis, houve cumprimento de mandado de busca e apreensão voltado à localização de armas e munições em uma casa. Em Campinas, a ação também incluiu buscas, mas os detalhes não foram divulgados até o momento.

A operação mobilizou cerca de 70 policiais federais, com o apoio da Polícia Militar do Mato Grosso (Força Tática de Cáceres), e cumpre cinco mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão em diversos estados: São Paulo, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Paraíba.

Bloqueios

Além dos mandados, a Justiça determinou bloqueio de contas bancárias de investigados e de empresas associadas ao grupo, bem como a quebra de sigilos bancário, fiscal e financeiro.

Em Cosmópolis, o foco foi apreensão de armas e munições. Foto: Polícia Federal

Grupo estruturado

As investigações indicam que o grupo criminoso atuava em diversas frentes, com funções que incluíam laranjas, transportadores, intermediários e distribuidores regionais. A droga era transportada em veículos de passeio por rodovias, com origem na Bolívia e o Peru, e tinha como rota principal o estado do Mato Grosso, de onde os entorpecentes seguiam para São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e estados do Nordeste.  

A Polícia Federal segue com os desdobramentos da operação e os materiais apreendidos devem ajudar em novas fases da investigação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também