quarta-feira, 7 janeiro 2026
INVESTIGAÇÃO FEDERAL

PF faz operação em endereços ligados ao ex-prefeito de Limeira Mário Botion

Ação ocorre em diferentes pontos da cidade e também em Piracicaba; contrato de kits de robótica é alvo de investigação
Por
Igor Sedano e Airan Prada

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (12) uma operação em quatro endereços ligados ao ex-prefeito de Limeira, Mário Botion, atual diretor de convênios do governo de SP. As ações ocorrem de forma simultânea em diferentes pontos da cidade e da região e seguem em andamento.

Operação e locais visitados
Os agentes estiveram na residência do ex-prefeito, localizada no condomínio CasalBuono, e na sede da empresa MC Botion, de propriedade dele.

Também foram cumpridos mandados na casa de Tales, sócio de Botion, e em um apartamento na Rua 7 de Setembro, que pertence ao ex-chefe de gabinete Edson Moreno Gil.

Os agentes estiveram na residência do ex-prefeito além da sede da empresa MC Botion, de propriedade dele. Foto: Reprodução

Suspeita de superfaturamento
As investigações são sobre contratos ligados à área da educação.

A PF cumpriu também cumpriu mandados em Piracicaba (sede da empresa investigada), Sumaré e Hortolândia, referentes a acordos firmados em gestões anteriores, com exceção de Hortolândia, cuja chapa de Zezé Gomes (Republicanos) e Cafu César (PSB) foi reeleita em 2024.

O ex-prefeito de Limeira Mário Botion é alvo da PF. Foto: Reprodução/PSD

Posicionamento
A TV TODODIA entrou em contato com a assessoria de Botion, que respondeu enviando a seguinte nota:

A Assessoria de Comunicação do ex-prefeito Mário Botion informa que o processo da licitação de aquisição de soluções tecnológicas educacionais — que envolveu a compra de kits de robótica, material didático pedagógico, capacitação de professores e licença de uso de plataforma educacional — ocorreu durante sua gestão de forma regular e transparente, observando todos os princípios legais que regem a administração pública, em especial os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.Posicionamento
A TV TODODIA entrou em contato com a assessoria de Botion, que respondeu enviando a seguinte nota:

A Assessoria de Comunicação do ex-prefeito Mário Botion informa que o processo da licitação de aquisição de soluções tecnológicas educacionais — que envolveu a compra de kits de robótica, material didático pedagógico, capacitação de professores e licença de uso de plataforma educacional — ocorreu durante sua gestão de forma regular e transparente, observando todos os princípios legais que regem a administração pública, em especial os da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Esclarece-se que nenhum órgão de controle externo, como o Ministério Público ou o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que analisaram os procedimentos, apresentou apontamento de qualquer irregularidade por parte da Administração Pública durante a gestão, tampouco em relação à execução contratual dele decorrente.

O processo seguiu rigorosos trâmites administrativos, com ampla publicidade e fiscalização interna, assegurando a lisura, a competitividade e o correto uso dos recursos públicos.

Por fim, reitera-se o compromisso do ex-prefeito Mário Botion com a transparência, a ética e a responsabilidade na gestão pública, valores que sempre orientaram sua administração à frente da Prefeitura de Limeira.

Confiamos na seriedade da atuação dos órgãos de controle e investigação, tal qual já ocorrido anteriormente.

O procedimento realizado pela Polícia Federal na data de hoje foi para coleta de documentos, nada de ilícito sendo constatado.

Sempre estaremos à disposição dos órgãos de controle e de investigação para todos os esclarecimentos devidos.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO EX-PREFEITO MÁRIO C. BOTION

*Atualizado às 14h06


Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também