Uma equipe do 10º Batalhão de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar prendeu um suspeito e recuperou um Renault Sandero prata, ano 2000, furtado em São Paulo no começo do ano, mas que circulava por Hortolândia com as placas de outro veículo.
O caso aconteceu por volta das 12h de quinta-feira (02), na Rua Orestes Denadai, no Jardim das Paineiras.
A ocorrência
Durante o patrulhamento, a equipe foi informada pelo Centro de Operações da PM (Copom) que um Sandero prata, possivelmente “dublê”, havia sido identificado pelas câmeras de monitoramento do município circulando pelo Jardim das Paineiras.

Em diligências pelo bairro, a equipe localizou o veículo no estacionamento de um supermercado. Seu condutor se preparava para deixar o local quando foi realizada a abordagem.
Dona o “original” registrou BO por multas
Em consultas aos sistemas inteligentes da Polícia Militar, constatou-se a existência de um boletim de ocorrência anterior, registrado em Sorocaba, indicando a existência de um possível veículo “dublê” circulando no interior.
Os policiais entraram em contato por telefone com a proprietária do veículo original que registrou o BO – uma idosa de 68 anos. Ela confirmou que seu veículo, “dono” das placas verdadeiras, encontrava-se em sua residência.
Contou ainda que vem recebendo diversas autuações de trânsito de locais onde seu automóvel não circula, por isso decidiu procurar a Polícia Civil para informar o possível golpe.
Número do motor “entregou” origem
Durante a vistoria do automóvel apreendido em Hortolândia, os PMs constataram que as placas que ele exibia eram do outro veículo com as mesmas características.
O número do chassi, localizado sob o banco do passageiro, apresentava indícios de adulteração, impossibilitando sua leitura.
Ao consultar o número do motor, no entanto, os policiais conseguiram identificar o veículo “dublê”, que havia sido furtado no Butantã, em São Paulo, no dia 11 de fevereiro deste ano.
Prisão em flagrante
Diante dos fatos, com o veículo “dublê” devidamente identificado, o condutor, um homem de 43 anos, foi levado até a Delegacia de Polícia de Hortolândia, onde o delegado João Jorge Ferreira da Silva tomou ciência dos fatos confirmou a prisão em flagrante do suspeito.
Ele deve ser indiciado pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A Polícia Civil também vai investigar o possível crime de receptação. O homem permaneceu preso, à disposição da Justiça.

Receptação em Sumaré
Já em Sumaré, na quarta-feira (1º) à tarde, policiais do 48º Batalhão prenderam em flagrante, por receptação, um homem que conduzia uma motocicleta Honda Biz furtada também em fevereiro deste ano. A ocorrência aconteceu Rua Nice Maria Consulim dos Reis, no Jardim dos Ipês.
Durante patrulhamento de rotina, os policiais avistaram um indivíduo que demonstrou “nervosismo desproporcional” com a presença da guarnição, sendo abordado em seguida.
Durante busca pessoal, nada de ilícito foi localizado com ele. Porém, em consulta nos bancos de dados, apareceu que a moto havia sido furtada no dia 10 de fevereiro. O indivíduo informou então à equipe que havia “adquirido” a Biz no dia 30 de outubro de um terceiro.
Também foi preso em flagrante
Ele foi levado para o 3º Distrito Policial de Sumaré, onde o delegado confirmou a prisão em flagrante. A vítima foi avisada da localização da motocicleta via WhatsApp e ligação. A moto foi levada ao Pátio de Nova Odessa.
Não foi estipulada fiança em razão de o indiciado possuir passagens anteriores pelos crimes de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e lesão corporal. Ele permaneceu preso, à disposição da Justiça.





