terça-feira, 16 setembro 2025
CRIMES CONTRA MULHERES

PM atende 5 ocorrências de violência doméstica no fim de semana em Sumaré e Hortolândia

Em quatro ocorrências, agressores haviam feito uso de álcool ou drogas antes das violências; duas vítimas são idosas
Por
Vagner Salustiano

A Polícia Militar atendeu cinco ocorrências de violência doméstica no último final de semana em Sumaré e Hortolândia. Em dois casos, as vítimas era as avós dos agressores.

Casos de violência doméstica podem ser denunciados à Polícia Militar, através do telefone 190, e através do canal telefônico gratuito “Disque 180”, que funciona 24 horas por dia e recebe denúncias de forma anônima.

Em todas as ocorrências, vítimas e agressora foram apresentados na Polícia Civil. Foto: PM-SP

Não aceitava o fim

O primeiro caso aconteceu já na madrugada de sábado (13), em uma residência na Rua Antônio Francisco Lisboa, no Jardim Amanda, em Hortolândia. Uma mulher acionou a PM porque seu ex-marido não aceitava o fim do relacionamento passou a importunar e a ameaçar a vítima.

A mulher já havia, inclusive, comparecido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e obtido uma medida protetiva contra o indivíduo.

Segundo a PM, durante a ocorrência, o agressor aproximou da equipe bastante alterado, batendo diversas vezes no chão sob efeito de álcool e drogas ilícitas, o que teria sido confirmado pelo mesmo. Ele ainda proferiu xingamentos e ameaças de morte a vítima que, orientada pela equipe, já se encontrava do lado de dentro do portão.

O indivíduo foi então algemado e conduzido ao Hospital Municipal Mário Covas, onde foi atendido e medicado, e em seguida apresentado no Plantão Policial, onde permaneceu preso.

Vítima já tinha medida protetiva obtida via Delegacia da Mulher de Hortolândia. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Ciúmes por um vestido

No segundo caso, na noite de sábado (13), o agressor foi preso em flagrante após chutar a companheira nas costas. O caso aconteceu em uma residência na Rua Casemiro Fortunato, no Jardim Campo Belo, em Sumaré.

A vítima relatou aos policiais que seu companheiro passou o dia bebendo cerveja fora de casa, e ao retornar, discutiu por causa de um vestido que ela usava, chegando a agredi-la com um chute nas costas e um puxão de cabelo.

A mulher conseguiu fugir da residência e ligou para o 190. Em contato com o agressor, a equipe informou que ele precisaria ir à delegacia. Ele se recusou a entrar na viatura, porém foi algemado, colocado na viatura e conduzido até ao Plantão Policial.

Os PMs levaram a mulher até a UPA Macarenko, para constatação de lesões. O médico constatou três hematomas no braço esquerdo e região frontal da mulher.

Já no Plantão da Polícia Civil, o delegado registrou o caso como violência doméstica, lesão corporal, desobediência e resistência, confirmando a prisão do agressor em flagrante.

Se trancou no quarto

Na tarde de domingo, em Hortolândia, um homem passou a manhã bebendo e, ao voltar para casa na Rua das Pixinguinhas, no Jardim São Bento, passou a agredir a esposa. A mulher fugiu e acionou a PM.

Quando viu a guarnição chegar à residência, o agressor se trancou no quarto. O indivíduo se negou a abrir a porta, mas, com a autorização da proprietária, a equipe adentrou na residência.

Ao ser abordado, o agressor resistiu à prisão, “sendo necessário o uso de controle físico” por parte dos policiais. Ambos foram conduzidos ao Hospital Municipal para atendimento médico, e depois ao Plantão Policial de Hortolândia, onde o indivíduo permaneceu preso.

Tentou fugir correndo

Também na noite de domingo, na Rua Roberto Riston Vaughan, no Jardim Santa Terezinha, em Sumaré, os policiais tiveram que correr atrás do agressor da própria avó. Isto porque, ao avistar a viatura chegando para averiguação da denúncia de violência doméstica, ele fugiu a pé.

O homem foi alcançado e detido logo em seguida, sendo necessário uso de algemas para contê-lo, pois estava muito alterado, segundo a PM. Ao consultar seus documentos nos sistemas, descobriu-se o porquê da fuga: havia uma medida protetiva da avó contra o rapaz. Ele foi levado ao Plantão Policial de Sumaré e permaneceu preso.

Ocorrência foi apresentada no Plantão Policial de Sumaré. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Maus-tratos a idosa

Por fim, já na madrugada de segunda-feira (15), mais uma ocorrência de violência contra uma avó, desta vez na Rua Joana Cherobina, no Jardim Picerno, em Sumaré.

A PM foi acionada para atender uma ocorrência de maus-tratos contra uma idosa. A vítima, que havia sido trancada para fora de casa pelo filho, relatou que ele a expulsou de casa. A irmã do agressor e a própria vítima confirmaram que o agressor é usuário de drogas e álcool e que tem um histórico de quebrar objetos e ser agressivo.

Ao ser abordado, ele confessou ser usuário de drogas e ter comportamentos agressivos. A equipe policial confirmou a situação na residência, encontrando vários objetos quebrados.

Diante dos fatos, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia do Município, onde o delegado elaborou um boletim de ocorrência por violência doméstica e resistência. O homem permaneceu preso, à disposição da Justiça.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também