A Polícia Militar de Santa Bárbara d´Oeste lançou uma ofensiva contra furtos e roubos de veículos, crimes que cresceram na cidade em janeiro, segundo estatísticas da Secretaria de Segurança Pública. Nesta quarta-feira (4), localizou uma moto produto de furto e ainda prendeu um homem em flagrante quando tentava abrir um veículo na frente do Hospital Santa Bárbara.
E o comando da 2ª Companhia informou que as ações serão intensificadas. Com o mesmo intuito, a PM de Americana, semana passada, fechou dois desmanches de veículos para evitar venda de peças furtadas ou roubadas, cuja prática alimenta essa indústria criminosa.
A ação mais recente ocorreu às 22h30 desta quarta-feira, com registro de ocorrência de furto de motocicleta e captura de procurado, na Estrada dos Italianos, no Bairro Barrocão. Os policiais abordaram o operador de máquinas Leonardo Batista dos Santos, 24, e um adolescente de 17 anos, porque empurravam uma moto sem placa.
O indiciado confessou que furtou a moto em Americana no dia anterior, terça-feira (3), e que arrancou a placa e jogou em um rio junto com o capacete. Os policiais descobriram que a moto CG Titan 150 preta ano 2005 furtada pertencia ao estudante R.L.V., 20, residente no Bairro Cidade Jardim.
O adolescente também admitiu que sabia que a moto era furtada e se dispôs a ajudar o amigo a levá-la para casa. Contra este adolescente havia um mandado de busca e apreensão por tráfico de drogas e, por isso, foi apreendido e ficou à disposição da polícia.
O rapaz maior de idade vai responder processo e foi solto, pois havia passado o prazo de flagrante de 24 horas após o delito. A moto foi devolvida ao proprietário, que compareceu no plantão policial.
OUTRO CASO
Como o TodoDia havia noticiado nesta quarta-feira no site e nesta quinta, no jornal impresso, policiais da cidade já haviam preso um desempregado de 36 anos que usava uma chave micha para tentar furtar um veículo na frente do hospital. Ele foi autuado em flagrante. Outra vítima também reconheceu o desempregado por tentar furtar seu carro do estacionamento de um supermercado.
ESTATÍSTICAS
Essas são algumas das ações deflagradas pela PM para combater os crimes contra o patrimônio. O comandante da 2ª Companhia da PM barbarense, capitão Renan Alcântara dos Santos, informou, em nota, que em menos de 12 horas foram registradas essas duas ocorrências de flagrante envolvendo furtadores de veículos.
O capitão destacou que foi resultado de ação para diminuir os índices criminais como um todo. “Continuaremos realizando diversas ações de polícia visando primeiramente evitar o delito e, subsidiariamente, prendendo os envolvidos nos furtos ou receptação”, ressaltou o comandante da 2ª Companhia.
E ainda fez um apelo à população. “É importante que a população se conscientize que o comércio de peças usadas fomenta o furto e roubo de veículos. Hoje o cidadão compra uma peça usada, de origem duvidosa, por metade do preço de uma nova achando que está economizando muito, mas se esquece que, amanhã, todo o veículo dele poderá ser utilizado para ser vendido no mercado paralelo!“, alertou.