quinta-feira, 15 janeiro 2026
ENTREVERO NA MADRUGADA

PM reage a tentativa de homicídio contra homem desarmado e mata autor dos disparos em Hortolândia

Alex Machado, 27 anos, foi morto por policiais militares ao perseguir e disparar contra homem no Amanda II após briga de bar
Por
Vagner Salustiano

Um suspeito de tentativa de homicídio foi morto pela Polícia Militar após atingir sua vítima com disparos de arma de fogo durante uma confusão em um bar situado na esquina das avenidas Tarsila do Amaral e Brasil, no Jardim Amanda II, em Hortolândia, na madrugada de quinta-feira (15).

O caso foi registrado e é investigado pela Polícia Civil do município como tentativa de homicídio, no que se refere à vítima ferida, e como morte decorrente de oposição à intervenção policial, no caso de Alex Machado, de 27 anos, apontado como autor da tentativa de homicídio.

A ocorrência teve início com a tentativa de homicídio. Desarmado, o homem ferido teria sido alvejado por Machado após um “entrevero” ocorrido em um bar localizado na região. A briga começou durante a madrugada e se agravou rapidamente, até que Machado sacou uma arma.

A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo efetuados por Machado e por outro indivíduo, ainda não identificado. Ferido, o homem tentou fugir do local gritando por socorro, mas foi perseguido por Machado e pelo terceiro envolvido.

Polícia Militar atuou em defesa do homem desarmado que estava na mira do suspeito morto. Foto: Polícia Militar de SP



PMs ouviram tiros e pedidos de socorro
Nesse momento, policiais militares que patrulhavam nas proximidades ouviram os disparos e os gritos e decidiram intervir. Os PMs avistaram a vítima sendo perseguida por Machado, que portava uma arma de fogo, o que, segundo os agentes, configurava situação de risco iminente à vida.

Diante da agressão, os policiais agiram em legítima defesa da vítima e efetuaram disparos contra Machado, na tentativa de cessar a ação criminosa.

Alex Machado foi atingido na cabeça e morreu ainda no local, segundo relatos de populares. Outra versão indica que ele teria sido socorrido ao HES (Hospital Estadual de Sumaré), mas já teria dado entrada na unidade sem vida.

Ainda não está claro se Machado chegou a atirar contra os policiais militares. O terceiro envolvido conseguiu fugir e não havia sido identificado até o fechamento desta reportagem.

A vítima foi socorrida ao Hospital Municipal Governador Mário Covas, recebeu atendimento médico de emergência e já teve alta hospitalar. No entanto, permanece com dois projéteis alojados no corpo — um no braço e outro na perna — e deverá passar por cirurgia. Não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde nem sobre a motivação da briga no bar.

Confusão começou em estabelecimento na esquina das avenidas Tarsila do Amaral e Brasil. Foto: Reprodução/Google Maps

Armas utilizadas foram apreendidas
Técnicos do IC (Instituto de Criminalística) de Americana compareceram ao local e realizaram a perícia. A arma utilizada por Machado foi apreendida e também será submetida à análise pericial, assim como as armas dos policiais militares que atuaram na ocorrência. Exames residuográficos também foram realizados nos envolvidos.

Segundo o delegado José Regino, titular do 2º Distrito Policial de Hortolândia, o caso segue sendo apurado em inquérito instaurado pela Polícia Civil, “com o objetivo de esclarecer completamente os fatos, bem como apurar a autoria e a materialidade delitiva”.

Qualquer pessoa que tenha informações que possam auxiliar na elucidação deste ou de outros casos policiais pode entrar em contato pelos telefones 181, do Disque Denúncia, ou 197, da Polícia Civil. Ambos os canais permitem a realização de denúncias de forma anônima.

Investigação está a cargo da equipe do Dr José Regino, do 2º DP de Hortolândia. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também