PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Polícia apura matança de animais em Sumaré

Pelo menos 20 cães, bodes e tartarugas são achados mortos em chácara

A Polícia Civil de Sumaré instaurou inquérito, nesta terça-feira (8), para investigar crimes de maus-tratos a animais, que foram constatados por equipes da GCM (Guarda Civil Municipal), na última segunda-feira (7), em uma chácara abandonada no bairro Chácaras Primavera. No local havia pelo menos 20 animais mortos, principalmente cães, alguns deles decapitados recentemente e outros mortos há mais tempo, com ossadas e crânios empilhados em um armário ou expostos em árvores e pilares do imóvel. Segundo registros na Polícia, além de cães, foram mortos bodes e tartarugas. 

PUBLICIDADE

No local havia também um casal de cães em situação de abandono, mas os animais foram resgatados e estão sob cuidados no Dembeas (Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Sumaré). 

A chácara apresenta sinais de abandono e a porta da casa estava arrombada. A Polícia investiga quem é o proprietário do imóvel e busca informações sobre a autoria dos crimes contra os animais. 

PUBLICIDADE

É possível que as mortes de alguns dos bichos tenham ocorrido no último final de semana, mas vizinhos dizem não ter notado nenhuma movimentação suspeita no local. 

A Guarda Municipal tomou conhecimento do caso após receber denúncia anônima. A chácara fica em área de risco de enchente e alguns fatores, como a sujeira da piscina e a porta da casa arrombada, indicam que o lugar não era habitado com regularidade. 

PUBLICIDADE

A Polícia busca informações sobre o responsável pela chácara, que não seria morador de Sumaré, para obter informações sobre há quanto tempo o lugar está abandonado e se ele tinha conhecimento sobre os animais encontrados mortos no local. 

CRUELDADE 

Voluntária da causa animal há 12 anos, a técnica em veterinária Elisandra Maluf definiu o que foi constatado no local como ato de crueldade praticado contra criaturas inocentes. 

“Não há como formular hipótese para explicar tanta crueldade. Quem sabe a investigação policial encontre a resposta”, comentou a técnica, que nos últimos oito anos é voluntária na instituição Pata Verde, de Sumaré. 

Quanto aos cães resgatados na chácara foi constatado que se trata de um casal e que a fêmea está prenha. Eles estão sob cuidados veterinários no Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, onde ficarão por tempo indeterminado para que posteriormente sejam colocados para adoção, mediante critérios de profissionais do local. 

PUBLICIDADE

Pin It on Pinterest

Share This