
Um homem foi preso e 20 mil maços de cigarros falsificados foram apreendidos em Campinas na quinta-feira (19) pela 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais) do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), após monitoramento que flagrou o transporte de 40 caixas do produto, com origem no Paraguai.
Segundo a Polícia Civil, a ocorrência é desdobramento de investigações conduzidas em 2024 e 2025, que identificaram uma cadeia de produção e distribuição, com a localização de uma fábrica em Americana. As apurações anteriores apontaram ainda a existência de um imóvel em Sorocaba utilizado para armazenar parte da mercadoria.
Monitoramento e abordagem
Após o indeferimento de um mandado de busca para o imóvel investigado, os policiais intensificaram as diligências e passaram a monitorar o endereço. Durante a ação, um caminhão foi visto deixando o local e acabou abordado.
No interior do veículo foram encontradas 40 caixas de cigarros com inscrições “Eight” e “Topic”. De acordo com a Polícia Civil, as marcas originais são fabricadas no Paraguai e têm comercialização proibida no Brasil. Divergências nas embalagens permitiram constatar, de forma preliminar, que os produtos eram inautênticos.
Prisão em flagrante
O motorista foi conduzido à sede da 1ª DIG e autuado em flagrante com base no artigo 7º da Lei nº 8.137/90, que trata de crimes contra as relações de consumo. Além da carga, o caminhão utilizado no transporte também foi apreendido.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a estrutura de produção e distribuição dos cigarros falsificados.





