A Polícia Militar (PM) descobriu, por acaso, uma fábrica caseira de armas em um imóvel da Vila Grego, em Santa Bárbara d’Oeste, na noite deste domingo (16). Os policiais chegaram ao local por meio de uma denúncia, inicialmente, de furto, no entanto, após perseguição do suspeito chegaram até o imóvel que possuía um arsenal caseiro, com 19 armas, centenas de munições e materiais para a montagem e manutenção das peças.
De acordo com a PM, ao perceber a presença da polícia o suspeito de furto fugiu, pulando muros de residências do bairro, até se esconder na casa que abrigava as armas. Dentro da residência, o homem foi até à cozinha e pegou uma espingarda que estava no cômodo, para resistir à prisão. Diante da ameaça, um dos policiais conseguiu imobilizá-lo, momento em que encontraram outra arma.
Em busca pelo imóvel, a PM encontrou armas de fabricação caseira com a numeração suprimida e um saco com outros armamentos. Nos fundos da residência havia também equipamentos e maquinários utilizados para a fabricação e manutenção das peças, bem como materiais para recarga de cartuchos.

No momento da abordagem, a casa estava sendo ocupada por uma idosa, que informou que todo o material pertencia ao seu marido, que não estava presente. A senhora começou a passar mal e foi socorrida pelos Bombeiros, sendo encaminhada ao pronto-socorro Edson Mano, acompanhada de sua filha.
Ao todo, foram apreendidos 11 revólveres, uma pistola, sete espingardas, 131 munições intactas, 292 munições deflagradas, chumbo, pólvora, 158 espoletas e outros acessórios utilizados para manutenção e montagem de armas. Também foram recolhidos maquinários como torno e furadeira de bancada, que ficaram sob a responsabilidade do genro do possível armeiro.
O suspeito de furto foi preso e indiciado por tráfico de drogas e desobediência, já que durante a fuga ele tentou se desfazer de uma bolsa contendo pedras de crack e uma quantia em dinheiro. A polícia não encontrou o homem que seria o fabricante das armas.