A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Alquimia, que cumpriu mandados em Sumaré e Limeira, além de outras cidades de cinco estados brasileiros. A ação tem como objetivo verificar a regularidade química de produtos fabricados por 24 empresas do setor sucroalcooleiro e coibir práticas irregulares.
Cumprimentos na região e abrangência nacional
Na região, o mandado em Sumaré foi executado por equipes da PF de Campinas, enquanto o de Limeira ficou sob responsabilidade da PF de Piracicaba. Além de São Paulo, a operação também ocorre nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao todo, participam da ação 80 policiais federais e 70 servidores de órgãos parceiros, em uma força-tarefa que inclui fiscalizações em municípios como São Paulo, Guarulhos, Laranjal Paulista, Suzano, Cotia, Arujá, Morro Agudo, Dourados (MS) e Cocal do Sul (SC).

Análises laboratoriais e foco no metanol
As equipes estão coletando amostras de produtos para análise laboratorial, a fim de verificar possíveis desvios de composição ou irregularidades químicas. Os resultados vão subsidiar investigações em andamento sobre casos de contaminação por metanol que resultaram em intoxicações e mortes em diferentes regiões do país.
Parceria entre órgãos federais
A Operação Alquimia é resultado de uma parceria entre a Polícia Federal, a Receita Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Agência Nacional do Petróleo (ANP). A iniciativa faz parte do conjunto de medidas de reforço na fiscalização após a identificação de bebidas adulteradas no mercado brasileiro.