sexta-feira, 24 outubro 2025
OPERAÇÃO PROMETHEUS I

Polícia Federal prende mulher em Sumaré em operação contra tráfico internacional de drogas

Investigação aponta envio de cocaína à Austrália por meio de encomendas postais; PF apreendeu celular e cumpriu dois mandados de prisão preventiva
Por
Guilherme Pierangeli

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (24), a Operação Prometheus I, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas que utilizava encomendas postais para enviar entorpecentes ao exterior. A ação cumpriu dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão, um deles em Sumaré, onde uma mulher foi presa e um celular apreendido.

Envio de cocaína disfarçada em tecidos e tapetes
As investigações começaram após a apreensão de duas remessas enviadas à Austrália contendo mais de 3,4 quilos de cocaína. A droga estava disfarçada em objetos comuns, como tecidos e tapetes, e foi detectada durante fiscalização de rotina. O material passou por perícia técnico-científica, que confirmou o entorpecente.

Operação teve cumprimento de mandados em Sumaré. Foto: Reprodução/Polícia Federal

De acordo com a PF, as encomendas foram postadas na mesma agência dos Correios em Sumaré, utilizando dados falsos e o mesmo modus operandi. As diligências desta sexta-feira tiveram como foco reunir novos elementos de prova e interromper as atividades do grupo responsável pelo esquema.

Prisões e antecedentes
Os alvos da operação são um homem e uma mulher, ambos com antecedentes por tráfico de drogas. Um dos mandados de prisão foi cumprido em um estabelecimento prisional, onde o investigado já estava detido. A mulher, presa durante a ação em Sumaré, é apontada como uma das responsáveis pelas postagens.

A investigação segue em andamento na Delegacia da Polícia Federal em Campinas, que busca identificar outros possíveis envolvidos no esquema.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também