
Três homens, dois deles de Jundiaí e um de Louveira, foram presos na madrugada desta sexta-feira (23) após tentarem roubar bobinas de cobre de um galpão localizado no Parque Industrial Recanto, em Nova Odessa. A ação foi frustrada pela Guarda Civil Municipal (GCM), que foi acionada e conseguiu deter os suspeitos.
Segundo a GCM, o galpão está em fase final de construção e será utilizado para o armazenamento de medicamentos. Devido à instalação de sistemas de ar-condicionado, havia uma grande quantidade de bobinas de cobre no local. Conforme os depoimentos, os detidos já possuíam informações prévias sobre o imóvel.
Durante a tentativa de roubo, dois seguranças faziam a vigilância do galpão. Um deles foi rendido, enquanto o outro conseguiu se esconder e acionar a GCM por volta da 1h. Com a chegada das equipes, os suspeitos tentaram fugir em direção a um bairro novo e ainda desabitado nas imediações do galpão. No entanto, a fuga também foi frustrada, e os três foram capturados por volta das 3h.
“Um dos indivíduos falou para a gente que eles tinham a informação que havia dois vigias no galpão e que haviam as bobinas de cobre por lá”, disse Inspetor Forti, GCM de Nova Odessa.
Durante a ação, os criminosos abandonaram um Renault Megane, utilizado no trajeto entre Louveira e Nova Odessa. A polícia ainda investiga a propriedade do veículo, que até o momento não possui registro de roubo ou furto.
Um dos homens portava um revólver calibre 38, carregado com oito munições intactas. Além disso, quatro celulares foram apreendidos com os suspeitos. Todos os envolvidos têm entre 25 e 30 anos e são maiores de idade.
O trio foi preso em flagrante e encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré.
CRIME COMUM NA REGIÃO
Casos como esse tem sido comuns em nossa região. Por isso, o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) deflagrou, na quarta-feira (21), a primeira operação integrada com foco no combate à receptação de fios e cabos de origem ilícita. A ação mobilizou as guardas municipais das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), com fiscalizações simultâneas em estabelecimentos que atuam na comercialização de materiais recicláveis.