A Polícia Civil de Campinas vai investigar um caso possível de abandono registrado na madrugada deste domingo (17). Uma mulher foi à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José, no Jardim das Bandeiras, com um bebê de aproximadamente dez meses, alegando ter encontrado a criança em uma lata de lixo. A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram acionados para a ocorrência.
A equipe policial foi notificada sobre a presença da mulher, identificada como Rayssa, pelos funcionários da unidade. Rayssa afirmou que a criança, uma menina, estava com febre e necessitava de atendimento médico. No entanto, não foi apresentado nenhum documento que identificasse a bebê, o que gerou suspeitas.
Perguntada sobre a criança, a mulher informou que havia a encontrado em uma lata de lixo no bairro Campo Belo, uma semana antes, mas não teria registrado a ocorrência ou procurado a polícia, alegando ter desenvolvido afeto pela menina.
Durante a apuração, uma outra mulher relatou que Rayssa havia lhe contado, por meio de mensagens, que uma pessoa entregaria a criança a ela e que a partir daquele momento ela seria a mãe. Prints desta conversa foram enviados à polícia.
A criança foi avaliada e, segundo a Polícia Civil, não apresentava sinais de maus-tratos.
O caso segue em investigação para esclarecimento. A criança permanece sob os cuidados do Conselho Tutelar, enquanto é realizada a verificação a origem da menina.