
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Polícia Militar já efetuou a prisão de 242 detentos que estavam usufruindo da saída temporária de fim de ano. A recondução dos presos à penitenciária se deu pelo descumprimento das medidas impostas pelo Poder Judiciário.
O retorno dos detentos é posto em prática através de uma portaria publicada pela SSP, com o aceite da Secretaria de Administração Penitenciária, em junho deste ano.
Desde então, no estado, 618 condenados foram flagrados infringindo as normas estabelecidas pelo Poder Judiciário ou cometendo crimes. A maioria das prisões aconteceu na capital paulista.
Através de dispositivos móveis nas viaturas, os policiais possuem acesso, em tempo real, aos processos dos réus que cumprem a pena fora das prisões. Dessa maneira, conseguem verificar se as regras de saída estão sendo cumpridas, como, por exemplo, o horário permitido que o indivíduo pode ficar fora de casa.
Em nossa região, o caso da cozinheira Renata Teles, que foi encontrada morta em um quarto de hotel, em Campinas, no dia de Natal (25), envolveu um criminoso de saidinha. Leandro Lustoza dos Santos estava de saída temporária e assumiu a autoria do assassinato. O homem retornou voluntariamente à Penitenciária I de Sorocaba, onde cumpre pena de 12 anos.