
Três homens foram presos durante uma operação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no Jardim Santa Lúcia, região de Nova Veneza, em Sumaré, na noite desta quarta-feira (21).
A ação resultou na apreensão de grande quantidade de drogas e revelou que dois dos detidos eram procurados pela Justiça pelos crimes de roubo e tráfico. A equipe realizava patrulhamento tático na rua São João Crisóstomo, por volta das 19h30, quando avistou dois indivíduos em atitude suspeita em frente a uma residência.
Ao perceberem a presença da viatura, ambos tentaram se esconder entre as árvores. Um deles fugiu e o outro foi abordado no local. Nada de ilícito foi encontrado com ele, apenas uma chave que pertencia ao imóvel diante do qual estavam.
Durante a abordagem, o suspeito, de 24 anos, tentou desviar a atenção dos agentes da casa. No entanto, os policiais ouviram barulhos nos fundos do imóvel e flagraram outros dois indivíduos pulando o muro na tentativa de fuga.
Após rápida perseguição, ambos foram detidos a cerca de 100 metros do local. Um dos jovens, de 28 anos, caiu durante a fuga e foi detido logo em seguida. Já o terceiro envolvido, de 26 anos, foi capturado no quarteirão de cima.
Os dois confessaram que estavam foragidos e admitiram que havia drogas escondidas na casa. Diante das evidências, os policiais entraram no imóvel utilizando a chave apreendida e encontraram grande quantidade de entorpecentes.
Ao todo, foram apreendidos:112 tubos com maconha, 150 microtubos com cocaína, 158 microtubos com K-10, um tijolo de maconha prensada, caderno de contabilidade, faca usada no fracionamento da droga e plástico filme além de diversos frascos vazios.
Durante a ação, um dos militares sofreu uma lesão na mão esquerda e precisou de atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matão. Os suspeitos também foram encaminhados para avaliação médica por conta de escoriações decorrentes da fuga e de resistência à abordagem.
Devido à resistência de um dos indivíduos, os policiais utilizaram técnicas de imobilização para garantir a segurança da equipe e a contenção do agressor. O caso foi registrado no Plantão Policial de Sumaré e a prisão em flagrante por tráfico de drogas foi ratificada. Os envolvidos permanecem à disposição da Justiça.