A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Santa Bárbara d’ Oeste deu início a elaboração do “Plano Municipal de Segurança Pública”, conforme determina a Lei Federal 13.675/2018. Munícipes podem ajudar na elaboração do plano.
A lei compreende que Segurança Pública é de responsabilidade de todos – a União, os Estados, o Distrito Federal e os Munícipios, no âmbito das competências e atribuições legais de cada um, sendo necessária a criação de um plano para proteger a ordem público e os patrimônios da população.
Para melhor construção do Plano, munícipes podem dar sugestões em uma plataforma disponibilizada para essa integração entre prefeitura e serviço público.
Para encaminhar a sugestão, é necessário entrar no site www.santabarbara.sp.gov.br na aba Secretarias > Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil > Plano Municipal de Segurança Pública.
No site, a população pode, em uma pesquisa rápida, dar notas de 1 a 9 sobre cada um dos itens relacionados à segurança pública de Santa Bárbara d’Oeste.
Segundo o secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Rômulo Gobbi, o Plano Municipal de Segurança Pública é de suma importância para a gestão de política pública de segurança. “O Plano mapeia todos os dados inerentes a diversas áreas afetas a segurança pública, tais como, aspectos sociais, de saúde, educação, esporte e lazer. Dessa forma, possibilita melhorias na prevenção de delitos, bem como facilita a investigação quando o crime não foi evitado. É possível com muito mais facilidade investir nos locais que são causadores de infrações criminais, reduzindo os índices de criminalidade”, explicou Gobbi.
O Plano está sendo desenvolvido pela empresa Integração Consultoria e Assessoria Ltda, contratada por meio de licitação.