
A Receita Federal (RF) e a Polícia Federal (PF) deflagraram na tarde desta terça-feira (1º), a Operação Hangover e apreenderam mercadorias que entraram de forma ilegal no País. O alvo foi uma transportadora que funcionava como depósito na região da Mooca, na capital paulista, e o valor dos produtos é estimado em R$ 80 milhões.
As mercadorias apreendidas foram óculos, tênis, vestuário e brinquedos com indícios de contrafação. Também foi localizado caminhão repleto de cigarros fabricados no Paraguai e introduzidos no território nacional de maneira clandestina.
Estima-se que os tributos federais sonegados correspondentes às mercadorias apreendidas possam ser da ordem de R$ 40 milhões. A operação, cujo nome significa “ressaca”, decorre de investigação da PF que se iniciou com apreensões feitas no Rio Grande do Sul.
Durante a fiscalização na transportadora, foi encontrado grande volume de mercadorias de origem estrangeira sem qualquer documentação de importação regular. A prática identificada, lesa os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade. Também subtrai os empregos legítimos e sonega tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.
