sexta-feira, 21 novembro 2025
PÂNICO NO SHOPPING

Roubo à joalheria do Iguatemi teve funcionária refém, troca de tiros no shopping, 7 detidos e 37 relógios recuperados

Ação envolveu disparos, perseguições e fuga em dois veículos; parte das peças foi devolvida sem passar pela delegacia
Por
Guilherme Pierangeli
Policiais chegam à loja após o assalto. Foto: Redes Sociais

O assalto à joalheria Monte Cristo, no Shopping Iguatemi Campinas, ontem (20), resultou em seis adultos presos e um adolescente apreendido, além de disparos no interior do shopping, perseguições e apreensão de armas. O grupo era formado por homens de 17 a 43 anos. A ação envolveu a fuga em dois veículos diferentes e mobilizou forças policiais em Campinas e Pedreira.

Loja assaltada
A princípio circulou a informação de que o crime teria acontecido na loja da Rolex, devido às imagens que circularam na internet. Porém, o crime aconteceu na Joalheria Monte Cristo, que vende itens da marca de luxo suíça.

Dinâmica do crime
O crime ocorreu entre o final da tarde e início da noite, quando parte do grupo entrou armado na loja do primeiro piso e rendeu três funcionárias. Relógios de alto valor foram colocados em bolsas levadas pelos assaltantes.

Durante a fuga, uma das funcionárias foi levada como refém até a área externa, mas foi libertada pouco depois. 

Tiros no shopping
Segundo o boletim de ocorrência, durante a ação, houve disparos de arma de fogo dentro e fora do shopping, o que acionou vigilantes, policiais militares e guardas municipais.

Os bandidos se dividiram em dois carros. Um dos grupos fugiu em um Fiat Chronos branco, que foi roubado no estacionamento do Carrefour, que faz parte do complexo do shopping.  O veículo foi localizado em Pedreira, onde três indivíduos foram detidos, incluindo um ferido por um tiro.

O segundo grupo utilizou um Honda Civic preto, que foi encontrado abandonado em Campinas após perseguição da Polícia Militar. Três homens foram presos nessa abordagem, além do adolescente de 17 anos, que foi apreendido.

Clientes e trabalhadores correram assustados durante o assalto. Foto: Redes Sociais

Relógios recuperados
Foram recuperados 37 relógios no total. A maioria, 30 relógios, foi encontrada nas imediações do shopping, enquanto outros sete, segundo a polícia, estavam com os assaltantes no Chronos apreendido em Pedreira. 

A avaliação inicial aponta valor aproximado de R$ 270 mil somente nas 7 peças recuperadas pela Polícia. 

Os 30 relógios recolhidos pela administração do shopping foram devolvidos ao representante da joalheria sem passar formalmente pela delegacia, conforme relato do responsável pela loja. Ainda não se sabe quantos relógios foram levados, pois a informação ainda está sendo levantada pela loja, mas uma das vendedoras chegou a falar para a Polícia em 70 relógios levados.

Material apreendido
Além dos relógios, que foram devolvidos à loja, foram apreendidos celulares, rádios comunicadores, bolsas de transporte e outros objetos ligados ao crime. 

As equipes também recolheram armas utilizadas pelos criminosos e por vigilantes que participaram da troca de tiros. Entre o material apreendido estão uma pistola calibre .380 e revólveres calibre .38, além de cartuchos deflagrados encontrados no interior do shopping.

Baleados
Dois envolvidos foram atingidos por disparos. Um deles foi socorrido sob escolta da Polícia Militar e levado para atendimento inicial em um hospital de Pedreira. Depois, ele foi transferido ao Hospital de Clínicas da Unicamp, permanecendo internado sob escolta.

O outro ferido recebeu alta e foi conduzido à unidade policial responsável pelo caso.

Prisão e investigações
O caso foi registrado na 1ª DIG-Deic em Campinas. A Polícia Civil ratificou a prisão em flagrante dos seis adultos e representou pela prisão preventiva de todos, mencionando o uso de armas de fogo, o concurso de pessoas e o risco à ordem pública. O adolescente apreendido. 

A investigação continua: imagens de câmeras de segurança foram requisitadas pela Polícia Civil, que busca identificar outros possíveis participantes do crime, a origem das armas utilizadas na ação, verificar se mais relógios foram levados e, em caso positivo, onde estão os itens que não foram recuperados.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também