
O ano de 2025 foi destaque em Santa Bárbara d’Oeste como o período com os melhores indicadores de segurança pública desde o início da série histórica, em 2001.
Segundo dados divulgados na sexta-feira (30) pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), o município registrou os menores índices de homicídios, roubos gerais e roubos de veículos já contabilizados.
O destaque principal fica para a preservação da vida. Com apenas duas ocorrências de homicídio ao longo dos 12 meses de 2025, Santa Bárbara d’Oeste alcançou a primeira posição no ranking de segurança entre as cinco maiores cidades da região — superando Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.
Proporcionalmente, a cidade figura agora com a menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes de toda a RMC (Região Metropolitana de Campinas) e a terceira menor em todo o Estado de São Paulo.
“Crimes Zero”
Além da queda nos índices, a cidade mantém marcas expressivas no combate a crimes violentos contra o patrimônio:
- 7 anos seguidos sem registrar nenhum latrocínio (roubo seguido de morte);
- 8 anos seguidos sem ocorrências de roubo a banco.
Para o prefeito Rafael Piovezan (PL), os números refletem uma estratégia de longo prazo que une tecnologia e valorização da GCM (Guarda Civil Municipal).
“Alcançamos, mais uma vez, os melhores índices de segurança em nossa história. Isso tudo é fruto de um amplo trabalho, com investimentos contínuos e muito planejamento junto às demais forças de segurança. Somos hoje uma das cidades mais seguras do Estado de São Paulo e do Brasil”, afirmou Piovezan.
Muralha Digital e tecnologia
Um dos pilares para os resultados é o uso intensivo de tecnologia. A Prefeitura expandiu o sistema de videomonitoramento, consolidando a chamada “Muralha Digital”. Atualmente, 264 câmeras vigiam a cidade, incluindo equipamentos nos 21 pontos de entrada e saída do município.
O sistema conta com câmeras PTZ (lentes rotativas de longo alcance) e tecnologia OCR, capaz de ler placas de veículos e identificar carros furtados ou roubados instantaneamente. Esses dados são integrados com as demais cidades da RMC, permitindo uma ação conjunta entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.
A administração confirmou que um processo de ampliação já está em andamento, com a meta de chegar a 400 câmeras em operação.
Investimento em “poder de fogo”
Desde o início da atual gestão, em 2021, a Guarda Municipal passou por reestruturação. Foram adquiridas 25 novas viaturas (entre carros e motocicletas), garantindo o maior número de veículos em patrulhamento simultâneo que a cidade já teve.
O arsenal da corporação também foi modernizado. O investimento incluiu a compra de:
- 212 pistolas;
- 6 carabinas CTT .40;
- 6 fuzis 5.56;
- 10 espingardas calibre 12.
Reforço para 2026
O planejamento para este ano prevê a continuidade dos investimentos, com foco também em armamento não-letal e controle de distúrbios.
A lista de aquisições para 2026 inclui novas espingardas calibre 12, armas de choque (incapacitantes), granadas de efeito moral e lacrimogêneo, além de sprays de pimenta para ações de antitumulto.
Raio-X da Segurança (2025)
- Homicídios: 2 casos (menor da história e da região).
- Latrocínios: 0 casos (Há 7 anos zerado).
- Roubos a Banco: 0 casos (Há 8 anos zerado).
- Ranking: Menor taxa de homicídios da RMC e 3ª menor do Estado.





