domingo, 21 dezembro 2025
ALERTA

Seis presos fogem de cadeia em Sumaré; quatro são recapturados e dois ainda não foram localizados

Após a audiência de custódia, um carcereiro teria se ausentado para buscar as refeições e deixado as fechaduras destravadas
Por
Cristiani Azanha
De acordo com a Secretaria de Segurança de Sumaré, todas as viaturas seguem nas ruas com patrulhamento intensificado. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Seis presos transitórios fugiram da Cadeia Pública de Sumaré na tarde deste domingo (21). Quatro deles foram recapturados ainda no mesmo dia, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar, enquanto dois continuavam foragidos até as 20h40. A fuga ocorreu após uma audiência de custódia e é alvo de apuração interna.

Apurações preliminares indicam que, após a audiência de custódia, um carcereiro teria se ausentado para buscar as refeições e deixado as fechaduras destravadas. Nesse momento, os seis custodiados aproveitaram a oportunidade e fugiram rapidamente da unidade prisional.

Cerco policial
Três dos fugitivos foram surpreendidos por uma equipe da Polícia Militar que passava pela Rua José Maria Barroca. Segundo o secretário municipal de Segurança de Sumaré, Jeverson Eclair Aranha, os agentes perceberam a movimentação suspeita e conseguiram deter os presos.

Com o reforço de outras equipes, um quarto foragido foi localizado e preso nas proximidades do terminal rodoviário da cidade. Os outros dois detentos ainda não haviam sido encontrados até o início da noite.

Uso do Smart Suma na busca
De acordo com a Secretaria de Segurança de Sumaré, todas as viaturas seguem nas ruas com patrulhamento intensificado, e as forças de segurança da região foram alertadas sobre a fuga.

“Iremos utilizar as câmeras inteligentes com reconhecimento facial do Smart Suma na procura pelos foragidos”, afirmou Aranha.

O sistema Smart Suma é composto por câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a tecnologias de reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e análise de dados em tempo real. As informações são monitoradas pelo CIM (Centro Integrado de Monitoramento), administrado pela Polícia Municipal, e também dialogam com o programa estadual Muralha Paulista.

Investigação
As circunstâncias da fuga e a possível falha operacional serão apuradas. A direção da Cadeia Pública ainda não se manifestou oficialmente sobre o ocorrido.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também