Implantado recentemente em Sumaré, o sistema de videomonitoramento inteligente “Smart Suma” resultou na prisão de mais um foragido da Justiça. A ocorrência foi registrada na última quarta-feira (10).
O sistema identificou um homem com mandado de prisão em aberto circulando pela Rodoviária Municipal. Equipes da Polícia Municipal foram acionadas, realizaram a abordagem e encaminharam o suspeito ao 1º Distrito Policial, onde ele permaneceu à disposição da Justiça.
Autoridades destacam efetividade
O secretário de Segurança e comandante da Polícia Municipal, Jeverson Eclair Soares, afirmou que o caso mostra a eficiência da tecnologia, que já havia ajudado a localizar outro foragido nas últimas semanas.
“Os totens inteligentes do Smart Suma são um apoio fundamental para a segurança da nossa cidade. Com os alertas, nossas equipes se deslocam rapidamente até o local para fazer a abordagem, trazendo ainda mais agilidade para nosso trabalho”, declarou.
O prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos) também elogiou a atuação das equipes e ressaltou que o programa representa um avanço para a segurança da cidade.
“Sumaré já foi considerada uma das cidades mais perigosas da região. Estamos mudando este cenário, com tecnologia, trabalho sério e responsabilidade. O Smart Suma veio para trazer mais rapidez e resultados concretos para proteger nossa população.”

Monitoramento 24 horas
O Smart Suma alia tecnologia de vigilância, reconhecimento facial, leitura de placas veiculares e análise de dados em tempo real. Os totens com câmeras estão instalados em pontos estratégicos e funcionam exclusivamente para reforçar a proteção da população — sem aplicação de multas.
A iniciativa integra o plano da Prefeitura de reforço da segurança pública, em conjunto com o CIM (Centro Integrado de Monitoramento) regional e o Programa Muralha Paulista, fortalecendo a troca de informações entre forças policiais e ampliando a capacidade de resposta em ocorrências.