
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana apreendeu, nesta terça-feira (22), material irregular em uma empresa de estampagem de placas veiculares de Santa Bárbara d’Oeste. A ação foi realizada com apoio de agentes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-SP).
Durante uma fiscalização de rotina, os agentes do DETRAN-SP encontraram, no interior da empresa, uma fita do tipo ribbon com estampas de diversas placas veiculares. Entre elas, foi identificada uma placa sem autorização do órgão estadual competente e outras duas vinculadas a autorizações pertencentes a uma empresa diferente da que estava sendo fiscalizada.
A placa não autorizada corresponde a um veículo utilitário registrado em nome de um indivíduo com antecedentes criminais por furtos de veículos. A descoberta levantou suspeitas de possível envolvimento com práticas ilícitas, como clonagem de veículos ou utilização de placas frias.
Duas pessoas foram detidas para averiguação. Uma delas foi autuada em flagrante por falsificação de sinal identificador de veículo automotor. A outra foi ouvida e posteriormente liberada, segundo a Polícia Civil, não foram encontrados elementos suficientes que justificassem sua prisão.

A origem da fita ribbon apreendida segue sob investigação. Um dos envolvidos declarou que o material foi adquirido de forma informal na cidade de Jundiaí, por valor inferior ao normalmente praticado no mercado. A Polícia apura a alegação, já que há coincidência entre a placa impressa e o local onde o veículo supostamente estava circulando.
O indivíduo autuado em flagrante foi encaminhado à Cadeia Pública de Sumaré, onde permanece à disposição da Justiça para audiência de custódia.
As investigações continuam com o objetivo de esclarecer a origem do material apreendido e identificar eventuais conexões com outras atividades criminosas.