Um procurado pela Justiça morreu e um policial militar ficou ferido durante um cerco com troca de tiros envolvendo equipes do 10º Batalhão de Ações Especiais (BAEP) da Polícia Militar. O caso aconteceu por volta das 20h10 de segunda-feira (22), na Rua Jorge Luiz Palma, no Jardim dos Ipês, em Sumaré.
Cumprimento de mandados
Uma equipe da unidade especial da Polícia Militar foi até o endereço indicado para cumprir dois mandados de prisão em aberto contra um procurado pela Justiça, por crimes de roubo e furto. Após uma tentativa inicial de contato com os moradores do imóvel, uma mulher, posteriormente identificada como irmã do procurado, abriu o portão da residência.
Assim que ela abriu o portão, no entanto, os policiais viram um indivíduo pulando o muro em direção à casa vizinha. Imediatamente, uma equipe ingressou no imóvel, enquanto os demais policiais realizaram um cerco no entorno das residências.

Durante a ação, policiais acessaram o telhado da residência vizinha, de onde avistaram um homem no corredor que, aparentando desespero, correu para o interior do imóvel, dando a entender aos policiais que havia uma pessoa estranha em sua casa. Na sequência, uma mulher e uma adolescente saíram da residência, sendo colocadas em segurança pelas equipes.
“Incursão tática e verbalização”
Os policiais deram início então ao procedimento denominado “incursão tática e verbalização”, ou seja, a fase de negociação com o suspeito. No entanto, em determinado momento da conversa, o indivíduo saiu de um dos quartos empunhando uma arma de fogo e efetuou disparos contra os policiais. Os PMs que faziam o cerco ao imóvel revidaram imediatamente.
Neste momento, um dos integrantes da equipe foi atingido por um disparo na região torácica. O policial ferido foi retirado do imóvel e socorrido por outra guarnição. Seu estado de saúde não foi informado até o fechamento desta reportagem.

Novas negociações e mais tiros
A equipe prosseguiu conversando com o suspeito e novamente houve uma troca de tiros, momento em que o criminoso foi atingido e caiu. O homem foi desarmado e, como ainda apresentava sinais vitais, o resgate médico foi acionado via rádio. Assim que chegou ao local, no entanto, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Sumaré constatou que ele havia morrido.
O indivíduo foi identificado como sendo o alvo dos mandados de prisão em aberto. Os objetos que ele portava, incluindo uma pistola calibre 380 com 16 munições e um celular, foram apreendidos e entregues pelo BAEP no Plantão Policial de Sumaré, onde foi registrado o boletim de ocorrência por morte decorrente de intervenção policial.

Outros dois casos em Sumaré
Na última semana, outros dois suspeitos morreram ao entrar em confronto com equipes do 10º BAEP da Polícia Militar em Sumaré.
Na quarta-feira (dia 17), o confronto aconteceu na Rua Jandira Dell Coli Coelho, no Jardim Denadai, na Área Cura.
Uma guarnição da PM se descolou ao endereço para cumprir um mandado de prisão, mas foi recebida a tiros por um procurado pela Justiça em uma edícula, que portava um revólver calibre 38. Os policiais revidaram e atingiram o suspeito, que não resistiu.
Na madrugada da terça-feira (16), no Parque Salerno, um homem suspeito de pertencer a uma facção criminosa havia morrido após também entrar em confronto com a Policia Militar.
Neste caso, a troca e tiros aconteceu durante buscas por uma área de mata conhecida como ponto e tráfico. Tratava-se de um homem 27 anos com diversas passagens pela polícia por crimes como tráfico, furto, roubo, receptação e homicídio, e um mandado de prisão em aberto por roubo.