terça-feira, 20 janeiro 2026
OPERAÇÃO EXPURGO

Suspeito morto em Limeira e principal alvo preso em Santa Bárbara: entenda a operação da PF e da PM na região

Megaoperação contra o tráfico internacional cumpriu mandados em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e Limeira, além de outras cidades do país
Por
João Victor Viana
Na região, a ação policial acontece em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e Limeira. Foto: 10º Baep

Um homem baleado durante uma megaoperação de combate ao tráfico internacional de drogas morreu em Limeira nesta terça-feira (20), segundo o coronel Sabino, comandante da PM (Polícia Militar) na região. A principal liderança da organização criminosa foi presa em Santa Bárbara d’Oeste.

De acordo com o coronel, o alvo em Limeira estava em uma chácara e tentou fugir para uma área de mata. Equipes do Baep, com apoio do Canil e do Águia da PM, realizaram buscas pelo local. Durante a ação, houve troca de tiros, e o suspeito foi atingido pelos policiais. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda segundo Sabino, o investigado morto possuía mais de cinco passagens pela polícia por roubo e era um dos gerentes do tráfico internacional de drogas, atuando na cooptação de estrangeiros para o transporte de entorpecentes.

Principal alvo da operação estava em Santa Bárbara d’Oeste
Já em Santa Bárbara d’Oeste estava o principal alvo da operação. O suspeito foi preso no bairro Parque Planalto e, com ele, foram encontradas duas pistolas, um revólver e um fuzil, além de R$ 75 mil em dinheiro, que estavam embalados a vácuo, e celulares.

“Nós sabemos que ele tinha uma relevância nessa organização. Tanto é que ele é o nosso principal alvo, até porque também possuía armas de fogo que nós sabíamos que tinha na residência. Então era o alvo mais sensível nosso”, afirmou o coronel.

Operação Expurgo
A Operação Expurgo, realizada pela PF (Polícia Federal) e pela PM, por meio do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior-9) e do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), cumpre quatro mandados de prisão e 14 mandados de busca e apreensão em Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Piracicaba e Limeira.

Segundo a PF e a PM, parte dos investigados integra o PCC (Primeiro Comando da Capital), facção paulista com atuação dentro e fora do sistema prisional. Alguns dos envolvidos já se encontram presos em razão de mandados de prisão preventiva, prisões em flagrante e condenações definitivas por crimes de tráfico de drogas cometidos anteriormente.

Dois mandados de prisão previstos para cumprimento na região ainda não foram executados. Os suspeitos conseguiram fugir e, segundo o coronel Sabino, as equipes permanecem mobilizadas para localizar os alvos.

Além dos municípios da região, a operação também é realizada em São Paulo, Botucatu (SP) e Corumbá (MS). Ao todo, estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, segundo a PF.

Foto: Polícia Federal

Início das investigações
A investigação teve início após uma prisão em flagrante registrada em janeiro de 2025, em Limeira. Na ação, 15 pessoas foram detidas e cerca de 17 kg de cocaína foram apreendidos. Entre os envolvidos que transportavam a droga no próprio organismo estavam dois adolescentes, que utilizavam documentos falsos, além de uma gestante.

De acordo com a PF, a droga era trazida de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. A cocaína, embalada em cápsulas, era ingerida por indivíduos que viajavam de ônibus até a capital paulista. Em seguida, eles eram levados de carro para chácaras no interior do estado, onde expeliam a droga, posteriormente distribuída aos pontos de comercialização.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também