
O sexto e último foragido da Cadeia de Sumaré foi preso na manhã deste sábado (27), no bairro Morada do Sol, em Americana, durante um patrulhamento de rotina da Polícia Militar. De acordo com a PM, a equipe suspeitou da atitude de um rapaz de 18 anos, na Avenida São Jerônimo e realizou a abordagem.
Inicialmente, na tentativa de evitar a recaptura, ele forneceu um nome falso aos policiais. No entanto, após questionamentos, acabou confessando sua verdadeira identidade e admitiu ser um dos fugitivos da unidade prisional de Sumaré.
O homem havia sido preso originalmente no dia 23 de outubro de 2025, na região central de Americana, pelo crime de tráfico de drogas. Após os procedimentos de praxe, ele foi reconduzido ao sistema prisional.
Relembre o caso
A fuga ocorreu na semana passada, dia 21, quando seis presos escaparam da Cadeia Pública de Sumaré, que fica anexa ao Plantão Policial no centro da cidade. O grupo havia acabado de retornar de uma audiência de custódia no Fórum local.
Segundo o boletim de ocorrência, um guarda municipal cedido à delegacia, atuava como carcereiro, quando em razão da grande quantidade de presos que retornaram da audiência de custódia, por um lapso, passou o cadeado na cela, mas não o trancou
Segundo a apuração preliminar, a fuga foi possibilitada por uma falha operacional: um carcereiro teria se ausentado momentaneamente para buscar as refeições dos detentos e deixado as celas destravadas. Alguns presos que teriam percebido a falha, aproveitaram a oportunidade para fugir.
A Polícia Civil, por meio da 9ª Corregedoria Auxiliar de Piracicaba, acompanha a investigação para apurar as circunstâncias exatas e responsabilizar a falha na segurança.
Cerco policial
Logo após a fuga, as forças de segurança de Sumaré iniciaram uma busca aos detentos, com apoio de viaturas e do sistema de monitoramento “Smart Suma”. Cinco deles foram recapturados. Sendo três deles pela Polícia Municipal na Rua José Maria Barroca, na frente da delegacia. Embora a SSP (Secretaria de Segurança Pública) não tenha detalhado as circunstâncias dessa prisão.
Com a prisão realizada neste sábado pela PM em Americana, todos os seis envolvidos na fuga retornaram à custódia do Estado.




