Quarta, 27 Outubro 2021

Cães farejam mais 22kg de cocaína em Viracopos

Cães farejam mais 22kg de cocaína em Viracopos

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Guarda Civil Municipal de Campinas no terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos res

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a Guarda Civil Municipal de Campinas no terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos resultou hoje na apreensão de 22kg de cocaína. A droga foi localizada com auxílio de dois cães farejadores da Guarda (“Flecha” e “Faísca”), que apontaram a existência de conteúdo suspeito em pallets que estavam na área externa do Terminal de Cargas, no setor de exportação. Ninguém foi preso.

Foi a terceira grande apreensão no aeroporto nos últimos 13 dias. No último dia 22, uma mochila com 13kg de cocaína foi encontrada e dois funcionários que atuavam no terminal foram presos em flagrante, acusados de tentar despachar a droga em um voo para Lisboa (Portugal). Oito dias antes, em 14 de agosto, um espanhol de 59 anos foi preso tentando embarcar com 5kg de cocaína em um voo também para a capital portuguesa.

EXPLOSÃO DE CASOS

Conforme o TODODIA divulgou no último dia 18, o aeroporto vive uma disparada no número de apreensões este ano. Somente em 2019 já foram 31 flagrantes, que totalizam 245kg de cocaína apreendidos. Trinta e seis pessoas foram presas por tráfico internacional de 1º de janeiro até este mês.

Em volume, a quantidade apreendida este ano no aeroporto é quase sete vezes maior do que os 36,8kg localizados no ano inteiro de 2018 em Viracopos – incluindo não apenas cocaína, mas também outros entorpecentes, como drogas sintéticas).

A explosão de casos coincide com a chegada, este ano, de cães farejadores às equipes de segurança, reforçando a fiscalização. Os animais estiveram envolvidos em cerca de 40% das descobertas. Assim como ocorreu na ação mais recente, ontem, quando foi necessária a remoção por operador de empilhadeira e desmonte dos stacks com calço de madeira para que os cães pudessem confirmar a existência da cocaína. Dentro dos invólucros foram encontrados 20 tijolos de cocaína. O destino era Paris. O caso será investigado pela PF.



[caption id="attachment_25178" align="aligncenter" width="1280"] A droga foi localizada com auxílio de dois cães farejadores da Guarda (“Flecha” e “Faísca”)
 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 27 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/