sexta-feira, 26 abril 2024

Cidades mantêm represas cheias

Apesar do período de estiagem, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa estão com as reservas de água garantidas.
De acordo com o diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, a reservação atual de água na cidade garante o abastecimento dos cerca de 200 mil habitantes até o mês de dezembro.
De acordo com diretor, as três represas que abastecem a cidade estão com a capacidade total. Segundo Piovezan, desde a crise hídrica ocorrida em 2014, o DAE adotou uma postura diferente quanto o abastecimento e reservação de água.
“Com essa experiência nos preparamos melhor e passamos a abrir o registro das represas observando o consumo. Não há manejo dos registros sem consulta com rigor da captação e demanda”, explicou.
O diretor acrescentou que no inverno há um menor consumo de água por parte da população, o que contribui para a reservação de água. “ Nesse período conseguimos permanecermos com 100% da capacidade das represas”, afirmou.
O investimento na redução de perdas também é outro fator que contribui para a reservação de água em Santa Bárbara durante a estiagem. A troca da antiga rede de água na região central é apontada por Piovezan como umas das medidas.
O DAE também investiu em lagoas como fontes de reserva. é o caso do conjunto formado pelas captações de água bruta no Parque do Araçariguama e na Usina de Cillos. “É um volume pequeno essa captação, mas nos permite usar essa água em um momento de estresse hídrico”, afirmou o diretor.
A instalação de comportas na represa São Luiz, em 2014, possibilitaram uma ampliação na reservação de água bruta do manancial em torno de 1 bilhão de litros, totalizando 3 bilhões de litros só para a represa.

DESASSOREAMENTO É DESTAQUE
As represas que abastecem Nova Odessa estão com cerca de 85% da capacidade total. De acordo com a Coden, responsável pelos serviços de água e esgoto no município, a situação se deve ao trabalho de desassoreamento feito na época de escassez hídrica em 2014 e 2015.
Os sistemas Lopes e Recanto estão armazenando mais de 2,1 milhões de metros cúbicos (m³) de água bruta, ou seja, 2,1 bilhões de litros. A quantia armazenada é suficiente para o abastecimento ininterrupto por 120 dias de toda a população, sem a ocorrência de de chuva.
“O nível das represas está favorável e sob controle, mesmo chovendo tão pouco nos últimos meses, abaixo do que é esperado para o período mais seco do ano”, explicou o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro.
Presidente do Consórcio PCJ, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza destacou o trabalho na área. “Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 35 milhões para garantir a qualidade do abastecimento atual e garantindo o do futuro”, ressaltou.
O município ainda prevê a construção de mais uma Estação de Tratamento de Água, a ETA Santo Ângelo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também