
A Câmara de Vereadores de Sumaré promove, na próxima quarta-feira (4), às 19h, uma audiência pública para debater a possibilidade de encerramento do convênio de concessão do Hospital Estadual (HES) à Unicamp e seus impactos na saúde pública regional.
A audiência acontece a um mês do fim do contrato atual entre o governo do estado e a Unicamp. A Funcamp administra o hospital desde os anos 2000. O atual convênio, assinado em 2020 e que termina em julho, tem valor de R$ 652 milhões.
Único hospital público de Sumaré, a instituição também recebe pacientes de cidades da região, cobrindo uma área com 1,2 milhão de pessoas.
O fim da parceria entre o HES e a Unicamp vem gerando debate na Câmara desde o início do ano e foi tema de requerimentos e moções rejeitados em plenário. O convênio entre o hospital e a universidade rendeu diversas certificações internacionais e premiações.
A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, já sinalizou o fim do convênio e informou que, por determinação legal, abrirá um processo licitatório para que Organizações Sociais (OSs) da área da saúde possam pleitear o gerenciamento do hospital. De acordo com a secretaria, a Unicamp poderá participar da licitação, por meio de uma de suas fundações.
A audiência é realizada pela Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Proteção da Criança e do Adolescente, Cultura, Lazer e Turismo. A comissão tem como membros os vereadores Dudu Lima (Cidadania), Wellington Souza (PT) e Rodrigo Digão (União Brasil).