domingo, 11 maio 2025
NAS BATIDAS DO RAP

Celebrando o aniversário de Hortolândia, Gabriel o Pensador leva duas mil pessoas à Parada Poética

Artista foi o convidado do músico Renan Inquérito
Por
Diego Rodrigues

Quem viveu os anos de 1990 ou se interessa pela produção musical brasileira da época, com certeza ja ouviu ao menos uma música do rapper, cantor e compositor Gabriel o Pensador, que esteve em Hortolândia na última segunda-feira (5), na Parada Poética, um dos eventos da Semana Cultural em comemoração aos 34 anos que o município completa no próximo dia 19.

O rapper coleciona sucessos, como “Tô Feliz (Matei o Presidente)”, uma crônica musical ácida composta em 1992, quando Fernando Collor de Melo sofreu impeachment, “Retrato de um playboy” (1993), em que ironiza o comportamento de jovens de classe média, e os estrondosos hits “Cachimbo da Paz”, “2345meia” e “Festa da Música”, todas do álbum “Quebra-Cabeça”, de 1997.

“Antídoto pra todo tipo de veneno”, o último disco do artista, lançado em 2023, tem o título inspirado na parceria com o cantor Armandinho. Também participa do disco o rapper Black Alien, com destaque para o reencontro entre Gabriel e Lulu Santos, que resultou em “Cachimbo da Paz 2”, música vencedora do Grammy Latino, na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa.

Gabriel, que vendeu milhões de discos em mais de 30 anos de carreira, trouxe à Hortolândia seu lado poeta à Semana Cultural |Foto: Divulgação

Gabriel, que vendeu milhões de discos em mais de 30 anos de carreira, trouxe à Hortolândia seu lado poeta, para os apaixonados e conectados com a arte. O músico, cujo nome é uma homenagem ao autor do clássico “Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Marquez, levou à Estação Jacuba cerca de duas mil pessoas, de diversas cidades da região interessadas na sua arte.

“A Parada Poética é diferenciada porque sentimos que estamos conectados em cada frase, em cada palavra. As pessoas estão aqui para compartilhar, declamar e ouvir o que você tem para dizer”, comentou Gabriel, em entrevista exclusiva à TV TODODIA.

O artista apresentou poemas inéditos e se emocionou ao contar histórias da própria vida, com passagens emocionantes ao falar da relação com sua avó e do nascimento de seu filho. “Eu sou muito emotivo, me emocionei bastante, recebi um carinho que eu não vou esquecer do pessoal de Hortolândia e região. Espero voltar com a banda e fazer show. Parabéns ao idealizador da ‘Parada’, Renan Inquérito, que vem do hip-hop. O hip-hop salva vidas, especialmente essa linha mais consciente”, afirmou.

Em sua noite de poeta, Gabriel cantou duas músicas: “Lavagem Cerebral” e uma versão à capela de “Pais e Filhos”, da Legião Urbana, que a plateia cantou junto do início ao fim.

O músico, cujo nome é uma homenagem ao autor do clássico Cem Anos de Solidão, Gabriel García Marquez, levou à Estação Jacuba cerca de duas mil pessoas, de diversas cidades da região, interessadas pela sua arte. |Foto: Divulgação

“Olhando isso, eu vejo como a cultura aglutina as pessoas. O Gabriel é um dos pilares do rap nacional, rap dos anos 90, politizado e cheio de poesia. Um rap que tocou nas rádios. O Pensador é um dos responsáveis pela popularização do gênero rap no Brasil”, explicou Renan Inquérito, idealizador e mestre de cerimônias da Parada Poética.

O secretário de Cultura de Hortolândia, Régis Bueno, disse que a presença do artista, “de renome nacional, foi um pedido do público da Parada, através das redes sociais, e vem para dar ainda mais brilho à programação do aniversário de Hortolândia.”

“Quem vai à Parada nunca mais volta, nunca mais volta a ser o mesmo”, comentou Renan Inquérito sobre a noite. A declaração de Renan, que remete ao disco do Pensador de 2001, “Seja Você Mesmo, Mas Não Seja Sempre o Mesmo”, foi a deixa para o fim da conversa com o artista. “A gente tenta sempre evoluir e aprender com os erros e as frustrações da vida”, finalizou o Pensador.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também