A candidata derrotada à Prefeitura de Sumaré pela Federação Psol/Rede, Ana Cléia Meneguetti (Rede), anunciou apoio à candidatura de Willian Souza (PT) no segundo turno das eleições municipais. O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira (11), em ato político realizado no centro da cidade com a presença do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do vice-prefeito eleito de Hortolândia, Cafu César (PSB).
Candidata à prefeita pela primeira vez e única mulher a disputar o pleito em 2024, a ex-secretária de Inclusão, obteve 3.244 votos no primeiro turno. Ana Cléia é gestora pública, formada em Artes e possui especialização em gestão estratégica de políticas públicas. Também foi secretária municipal de Inclusão Social e de Cidadania de Sumaré. Em sua trajetória política, atuou em movimentos sociais e como presidente de Associação de Moradores, foi membro de conselhos municipais e trabalhou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) como assessora parlamentar.
De volta a Sumaré, o ministro Alexandre Padilha reforçou o apoio de Lula e do Governo Federal à candidatura de Willian.
“O presidente Lula está muito entusiasmado com a passagem de Willian para o segundo turno e pediu que eu voltasse a Sumaré para abraçá-lo e reforçar o nosso apoio”, disse.
Henrique do Paraíso
Detentor da maior votação no primeiro turno em Sumaré, com 44,41% dos votos, Henrique do Paraíso (Republicanos) já conta com o apoio de nomes conhecidos dos eleitores sumareenses, como Wellington da Farmácia (MDB), que chegou a anunciar a pré-candidatura que retirou em apoio a Henrique, e Guilherme Dall’Orto (Podemos), também anunciado como pré-candidato no início do segundo semestre deste ano e que está apoiando o vice-prefeito.
Em silêncio
Os candidatos derrotados Toninho Mineiro (Mobiliza) e Eder Dalben, ainda não se manifestaram sobre quem apoiar no segundo turno. Com 5.960 votos, Toninho teve 4,63% no primeiro turno, enquanto Éder, que é tio do atual prefeito Luiz Dalben (PSD) e cunhado do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania), teve 16,95% na primeira etapa do pleito, com 21.819 votos.