segunda-feira, 26 janeiro 2026
IMPOSTO MUNICIPAL

Cota única do IPTU de imóveis comerciais, industriais e de serviços vence nesta segunda-feira (26) em Campinas

Contribuintes que optaram pelo parcelamento também devem pagar a primeira parcela nesta data; imóveis residenciais vencem em 10 de fevereiro
Por
Guilherme Pierangeli
Ao todo, foram entregues 528.515 carnês no município. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

A cota única ou a primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) dos imóveis não residenciais, como comércio, indústria e serviços, vence na segunda-feira (26), em Campinas. O mesmo prazo se aplica aos contribuintes que escolheram o pagamento parcelado para esse tipo de imóvel.

Os contribuintes que ainda não receberam o carnê podem acessar a segunda via diretamente no portal da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Campinas, por meio do endereço eletrônico disponibilizado para o IPTU 2026.

No caso dos imóveis residenciais, o vencimento da cota única ou da primeira parcela está previsto para 10 de fevereiro.

Descontos e parcelamento
Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito a desconto de 5%. Os contribuintes cadastrados no IPTU Digital contam ainda com abatimento adicional de 1%, limitado ao valor máximo de R$ 100. O imposto também pode ser parcelado em até 11 vezes.

De acordo com a administração municipal, em 2026 não houve aumento real do IPTU, sendo aplicada apenas a correção da UFIC (Unidade Fiscal de Campinas) em 4,49%, índice baseado no INPC do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Canais de atendimento
Para esclarecimento de dúvidas, a Secretaria de Finanças disponibiliza atendimento por telefone, WhatsApp, chat on-line e atendimento presencial nas unidades do Porta Aberta. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio pelo Portal de Serviços.

Quem ainda não recebeu o carnê e deseja se programar para os pagamentos também pode emitir a segunda via pelo portal da Prefeitura.

Revisão e impugnação
Os pedidos de revisão do lançamento do IPTU podem ser feitos até 13 de fevereiro. Nos casos de impugnação, a orientação é que o contribuinte realize o depósito administrativo para evitar a incidência de multas e juros, caso o pedido seja indeferido. As informações detalhadas sobre o procedimento estão disponíveis no site oficial do município.

Serviço – IPTU 2026

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também