A Emdec interditou, na tarde de segunda-feira (9), o tráfego de veículos na rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, em Campinas. A medida foi adotada em função do volume acumulado de chuvas e do fechamento de parques públicos no município.
Devido ao fluxo de veículos identificado na região, a Emdec optou por não ativar a faixa reversível na rua Coronel Quirino, como ocorre normalmente. Com isso, o trânsito está sendo desviado da via expressa Waldemar Paschoal para a avenida Aquidabã. Motoristas que seguem pela Aquidabã e descem a rua Boaventura do Amaral para acessar o sentido Bosque devem realizar o percurso pela avenida Moraes Salles.

A Emdec também bloqueou a circulação de veículos na pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, no trecho entre a avenida Almeida Garret e o balão onde está localizado o 4º DP (Distrito Policial), no entorno do Parque Portugal, conhecido como Lagoa do Taquaral. Agentes da mobilidade urbana atuam no local para sinalizar e orientar os condutores sobre os desvios.
Para reduzir pontos de lentidão, os agentes realizam liberações pontuais do tráfego, de acordo com a observação do fluxo de veículos.
Medidas seguem plano de contingência
As interdições são preventivas e estão alinhadas ao Pcpdc (Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil) da Prefeitura de Campinas. O objetivo é diminuir a circulação de veículos em áreas arborizadas e reduzir o risco de acidentes causados por quedas de árvores em razão das chuvas intensas.
Monitoramento e orientação aos condutores
A Emdec mantém o monitoramento de pontos sujeitos a alagamentos e pode realizar novos bloqueios preventivos, se necessário. O acompanhamento é feito pelo CCO (Centro de Controle Operacional de Trânsito e Transporte), com apoio de cerca de 20 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade.
Os condutores devem ficar atentos aos painéis informativos de LED (diodo emissor de luz), que exibem alertas em tempo real sobre áreas que devem ser evitadas durante períodos de chuvas intensas. Ao todo, são 58 painéis distribuídos em sete eixos considerados suscetíveis a alagamentos: Norte-Sul, Orosimbo Maia, Taquaral, Princesa D’Oeste, Anchieta, Curtume e Sousas. Os avisos seguem quatro níveis de severidade, conforme padrões adotados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Queda de árvore matou motorista
O fechamento das vias em dias de chuva intensa passou a ser adotado no início de 2024, após, em dezembro de 2023, o técnico em eletrônica Guilherme da Silva de Oliveira Santos, que tinha 36 anos, morrer após o carro em que ele estava ser atingido por uma árvore de grande porte, que caiu do interior Bosque dos Jequitibás.
Guilherme passava de carro pela rua General Marcondes Salgado quando a árvore de 35 metros caiu exatamente em cima do veículo que ele conduzia. Ele morreu no local.





