O maior festival literário independente da região, a Flaam (Feira Literária e Artística de Americana) reuniu mais de 250 atrações neste domingo (14). O evento gratuito reuniu escritores, artesãos, músicos, poetas e outros artistas, consolidando-se como um marco cultural no município.
Programação diversa
A programação foi diversificada e incluiu apresentações de música, capoeira, contação de histórias, dança, teatro, bate-papos, flash-mobs e oficinas de desenho e mandalas. Os visitantes também puderam adquirir livros diretamente com os autores, conferir exposições de fotografia e artes visuais, participar de lançamentos e explorar o espaço de Troca-Troca, onde era possível trocar livros e objetos.
Um dos organizadores do evento Juliano Schiavo, ressalta a importância do evento para o município. “É uma feira muito diversa com várias artes reunidas no mesmo espaço. Então temos mandalas, artesanato, oficinas, apresentações culturais, são diversas apresentações e diversas atividades ao longo do dia”, afirma.

Fomento à literatura
O festival distribuiu mais de 700 livros, mudas de árvores para arborização urbana, algodões-doces, além de premiar os vencedores dos Concursos de Desenho, Fotografia e Literatura da feira.
O evento também contou com uma ação solidária para ajudar animais resgatados do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses de Americana), com ponto de arrecadação de jornais e sachês de ração, destinados ao grupo voluntário Adoção CCZ.