sábado, 26 abril 2025
INSALUBRE

Justiça interdita carceragem da Delegacia Seccional de Limeira

A desativação da carceragem deverá ocorrer no prazo de 30 dias e os presos deverão ser encaminhados a unidades prisionais da região
Por
Por Igor Sedano
O local somente poderá funcionar após reformas e nova vistoria com comprovação de condições mínimas de segurança e saúde| Foto: Reprodução

A Justiça de Limeira determinou, por meio de uma liminar, a interdição de toda a carceragem da Delegacia Seccional de Limeira, após vistoria realizada no início de abril, constatar superlotação e más condições sanitárias do local. A decisão é do juiz Henrique Vasconcelos Lovison.

De acordo com o documento, a vistoria foi realizada no dia 2 de abril. O pedido foi embasado pelo levantamento apresentado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP), que mostra que há 26 presos distribuídos em cinco celas, consideradas em más condições sanitárias. O local não teria ventilação e iluminação adequada, além da falta de espaço para o banho de sol. A Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros classificou a carceragem com insalubre. 

De acordo com a determinação da Justiça, a desativação da carceragem deverá ocorrer no prazo de 30 dias e os presos deverão ser encaminhados a unidades prisionais da região. O local somente poderá funcionar após reformas e nova vistoria com comprovação de condições mínimas de segurança e saúde. 

A equipe de produção da TV TODODIA questionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) sobre a interdição. Por meio de nota, a pasta respondeu que a Polícia Civil de limeira está tomando as providências para liberação da carceragem.

“A Polícia Civil de Limeira esclarece que as devidas providências estão sendo adotadas para adequação das instalações do Centro de Triagem da Delegacia Seccional de Limeira”, traz a nota.

A SSP afirmou ainda que a ação que serviu de base para a determinação da justiça está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também