Paulínia e Hortolândia devem ganhar novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde no início desta semana. De acordo com a pasta, enquanto Paulínia terá uma nova unidade, Hortolândia receberá duas.
A construção das novas unidades faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
A iniciativa faz parte de um projeto nacional que prevê a construção de 38 UBSs desse porte em diversas regiões do país, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde. Cada unidade terá capacidade para atender até 500 mil pessoas por mês e será equipada com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).
As unidades são de “Porte V”. Essa categoria de UBS contam com área construída de cerca de 1.000 m², distribuídos em uma estrutura organizacional baseada em núcleos temáticos, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).
“As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde”, diz o a pasta.