A realidade do mundo de hoje com a disseminação da violência sob diferentes formas, e a crescente sensação de insegurança que nos irradia por todas as partes, é a demonstração mais evidente de que a crise de valores está atingindo um limiar que coloca em risco os fundamentos da civilização humana.
As espetaculares conquistas e realizações científicas e tecnológicas da época presentes só acentuam o desequilíbrio entre o acelerado avanço material e o estado de desorientação, ou de ceticismo, que domina amplos setores do mundo contemporâneo.
A concepção Ludocriativa sobre caminhos e perspectivas para a humanização sobre a criança, o jovem, a sociedade e o universo lança as bases de uma nova cultura à humanidade, propiciando mediante a sistematização da sequência metodológica em cinco fases: reorganização da estrutura psíquica, mental e espiritual do homem, a superação de conceitos ultrapassados e nocivos à psicologia humana.
O conhecimento ludocriativo, eminentemente experimental com seus grandes objetivos, oferece:
- Adquirir a habilidade de aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a fazer;
- Descobrir o prazer de aprender, o valor do conhecimento para a vida;
- Estimular o sujeito a aprender com sentido as habilidades fomentadas pelas diversas linguagens do contexto escolar, cultural e social.
- Desenvolver harmoniosamente as faculdades da inteligência como pensar, observar, raciocinar, entender, analisar, refletir, recordar, intuir, imaginar, razoar dentre outras;
- Favorecer o protagonismo infantojuvenil, a expressão criativa e do raciocínio dedutivo;
- Construir a identidade pessoal e social, exprimindo a identidade nacional;
- Cultivar valores éticos como responsabilidade, respeito, tolerância, paciência, afabilidade, prudência, conciliação, honestidade;
- Cultivar sentimentos que dignificam o homem: gratidão, amizade, afeto, amor à vida entre outros abre perspectivas inéditas para indivíduos para a sociedade em geral.
Para tanto, a aplicação da Metodologia Ludocriativa visa desenvolver aprendizagens que sejam significativas e com bases nos princípios e valores da Educação, com a educação integral, a autonomia, o protagonismo infantojuvenil, o respeito e a colaboração. A educação de crianças deve ir além da escolarização, considerando o desenvolvimento de valores e princípios éticos, estéticos e morais, pelos quais o conhecimento seja elaborado de forma ampla, integrando as diferentes linguagens.
O mais importante é que eles estão sustentados por uma vastíssima gama de recursos docentes, de ordem cultural e científica, aplicados e comprovados na vida humana. Seu propósito é de nutrir as gerações presentes e futuras com uma nova força energética essencialmente para o desenvolvimento das potencialidades humanas, orientando e formando um novo perfil de criança, jovem, ser humano com uma consciência transcendente tão emergente em tempos atuais.